O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/06/2015

Elpídio Navarro

Dedicou-se as artes cênicas durante 56 anos de sua vida. Atuou como professor, no Departamento de Artes e Comunicação da UFPB. Era conhecido como "O mestre do Teatro".
Data de publicação: junho 26, 2015

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento: 02 de setembro de 1936 / Falecimento: 17 de julho de 2012

Atividades artístico-culturais: Escritor, ator, cenógrafo, iluminador, produtor e diretor de teatro.

Atividades-exercício-profissionais: Professor e Jornalista.

Elpídio Navarro começou no Teatro do Estudante da Paraíba em 1954. Dedicou-se as artes cênicas durante 56 anos de sua vida. Foi professor no Departamento de Artes e Comunicação da UFPB. Como Jornalista e  escritor. Sua obra mais conhecida chama-se “O Velório”. Elpídio chegou a assumir a direção do Teatro Santa Roza, na capital paraibana, por duas vezes; e foi responsável pela reforma do teatro no fim da década de 1980 e início dos anos de 1990.

Na Paraíba, o dramaturgo era conhecido como “O mestre do Teatro”. Ele idealizou e levou à frente importantes projetos para a sociedade através daquilo que gostava e sabia fazer. Em Cabedelo refugiava-se da vida social, escrevia seus textos dramatúrgicos e mantinha um site, o Eltheatro.com.

A sua alternativa para manter o exercício de uma prática que lhe foi a razão de toda a vida, o teatro. Escreveu comédias, dramas, crônicas e artigos; telefonava aos amigos quando sentia saudades ou vontade de conversar.

Elpídio morava no bairro de Cabo Branco em João Pessoa, onde costumava plantar de tudo no quintal da sua casa. Segundo o escritor, teatrólogo e jornalista paraibano Tarcísio Pereira, o homem da vida cênica, Elpídio Navarro é desses nomes que passam e deixam rastros difíceis de apagar. E olha que não foi passagem curta. Foram 56 anos dedicados ao teatro da Paraíba.

Tarcísio enfatizou “Quando alguém de teatro, neste Estado, consegue passar tantas décadas fazendo isso é porque nasceu com o teatro na alma; é porque o teatro é causa e não apenas paixão; é um compromisso, sem o qual não viveria ou jamais suportaria a existência. Vira emblema. É história imorredoura”.

 

Fontes:

 

http://www.wscom.com.br/diversao/noticia/cursos-e-eventos/PARAIBANOS+SAO+HOMENAGEADOS+EM+EVENTO-137290

http://www.portalpedrabonita.com.br/5628/o-teatro-de-elpidio-navarro.html#sthash.Msx0mSG3.dpuf/

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2012/07/morre-o-teatrologo-paraibano-elpidio-navarro-em-hospital-de-joao-pessoa.html

Pesquisador: José Paulo Ribeiro, e-mail: zepaulocordel@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *