O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/07/2018

Elon Barbosa

Natural da cidade de Pombal (PB), cantor de músicas que refletem sobre sentimentos humanos, influenciado pela música folclórica, MPB e Rock'n'Roll.
Data de publicação: julho 3, 2018

Naturalidade: Pombal (PB)

Nascimento: 24 de Setembro de 1993

Atividades artístico-culturais: Cantor e compositor

E-mail: elonbarbosa@hotmail.com

Soundcloud: https://soundcloud.com/elon-barbosa

Facebook: https://www.facebook.com/elonbdamaceno/

 

Elon, nome completo Elon da Silva Barbosa Damaceno, é formado em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande, porém, desde cedo apresenta vocação para a música, sendo cantor e compositor. Natural da cidade de Pombal-PB, nasceu em 24 de setembro de 1993, sendo filho do professor de artes, cantor e compositor Luiz Barbosa Neto e da professora de matemática Roza Rejane Bibiano da Silva Barbosa.

Desde a infância, Elon demonstra talento musical e poético, tendo composto sua primeira música, intitulada “O Boi Vem Ali”, aos quatro anos de idade, quando declamou para o pai, que logo compôs a melodia. Em seguida, surgiu uma continuação, “Lá Vem O Boi”. As duas, tendo como ambiente e inspiração, o movimento cultural da cidade de Pombal e as figuras folclóricas, como o Boi Bumbá. As músicas foram gravadas pela primeira vez no CD Primazia, de seu pai (Luizinho Barbosa), no ano de 2006, quando o jovem contava com 12 anos, tendo também participado dos shows de lançamento.

No decorrer de sua infância e adolescência, participou de várias edições do FESERP – Festival Sertanejo de Poesia Prêmio Augusto dos Anjos, realizado na cidade de Aparecida-PB pela Acauã Produções Culturais, na qualidade de poeta concorrente, obtendo classificação em 17º lugar na XIII Edição (2007); em 18º lugar na XIV Edição (2009) e em 5º lugar na sua XVI Edição (2010).

 

Na esfera musical, Elon tem se apresentado com um repertório de MPB em vários eventos, porém também possui um trabalho intitulado “Fonte das Árias”, em desenvolvimento, reunindo músicas de sua autoria compostas desde os seus 16 anos, influenciado pela música popular num misto de blues e elementos da musicalidade nordestina, com letras que refletem sobre as inquietações humanas e os sonhos na limitação do espaço-tempo, trazendo também um lado místico. Com este trabalho e acompanhado dos músicos pombalenses, Kinka Silva (teclado e sanfona), Fredimar (bateria), Filipe Batista (baixo), Diogo Silva (Guitarra) e Rodolfo (percussão), o jovem já se apresentou em várias cidades na redondeza, como Sousa-PB (2012) e Luís Gomes-RN (2014), pelo Centro Cultural Banco do Nordeste – Sousa; Juazeiro do Norte – CE (2012), pelo Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri; Condado-PB (2014), em evento promovido pela Secretaria de Cultura da cidade; em Pombal-PB, nas edições do FEMPOP – Festival de Música Popular em Pombal e na abertura do show de Chico César em prol do Cine Teatro Murarte, em 2013. Recentemente, em março de 2016, Elon se apresentou novamente em Sousa no teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste, com uma atualização do repertório que inclui as autorais, bem como músicas de outros artistas nordestinos.

Entre os meses de Outubro e Novembro de 2016, participou do programa “Dom”(Música) 2016, Festival realizado pela TV Itararé na cidade de Campina Grande – PB, no qual participou na categoria de Intérprete, alcançando a 3ª colocação no voto do Júri Oficial para Melhor Cantor e em 1º lugar no voto popular para Melhor Intérprete. O Dom (Música), que esteve na sua segunda edição revelou vários nomes da música paraibana que estão dando continuidade aos seus trabalhos.

Ainda em Pombal, no ano de 2016, o cantor se envolveu no projeto “Filhos de Perseu”, juntamente com mais cinco integrantes, a cantora e compositora Luá Mendonça, o tecladista Kinka Silva, o baterista Fred Dantas, o baixista Zé Rossi e o guitarrista Marcus Vinícius, este da cidade de Caicó – RN. A banda trouxe uma proposta autoral, com músicas compostas no decorrer da adolescência e na vivência atual dos jovens e lançando o projeto no Cine Teatro Murarte (Pombal-PB).

Em 2017, o artista foi selecionado para o projeto Deck Livre, do departamento de Mídias Digitais da UFPB, onde teve a oportunidade de gravar a música “Afoita Corrente”, de sua autoria, que contou com a participação de Pedro Índio Negro (Flor de Pedra), tendo também participado da música gravada por sua banda (“Abismo”). As gravações estão previstas para serem lançadas no segundo semestre de 2018.

Ainda em 2017, foi selecionado para as audições da segunda edição do programa Dom (Forró), da TV Itararé, com uma música de sua autoria, “Fonte das Árias” e também participou do elenco do filme “Quando Decidi Ficar”, de Maycon Carvalho, gravado na cidade de Sousa, interior da Paraíba, entre 20 e 30 de outubro, tendo também composto as músicas “Vida que segue (Do Carmo)” e “Fazendo um Fuá”, para a trilha sonora. Neste ano, Elon também foi uma das atrações do Especial de Fim de ano do Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Sousa – PB, evento que também recebeu DuSouto (RN) e Orquestra Greiosa (RN).

 

Em 2018, o cantor estreou o projeto ~LUNAR~, em parceria com o músico Cristiano Oliveira, unindo a sonoridade da viola caipira com a contemporaneidade de suas letras, que refletem sobre a vida e o ser humano em tempos inquietos de transição. Também participou de produção realizada pelo selo Athanor – Arte & Música (RJ) em parceria com o canal Elefante Sessions, que visou o lançamento do projeto Sanhauares, coletivo de cantores e compositores paraibanos na cidade de João Pessoa – PB. Na produção, gravou a música “Menino, segura a onda”, de sua autoria.

Fonte:

https://www.facebook.com/pg/elonbdamaceno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *