O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/10/2021
Desculpas de Quinta

Desculpas de Quinta

Desculpas de Quinta é um encontro de três compositores, Melo, Diógenes Ferraz e Rhafael Cainã, eles compartilham suas composições no palco e ainda trazem um pouco de Teatro para suas apresentações. 
Data de publicação: outubro 16, 2021

Município: João Pessoa – PB

Criação: 2016

Instagram: https://www.instagram.com/desculpas_de_quinta/?hl=pt-br

Spotify: https://open.spotify.com/artist/73HPEIgt6MZJWlEwoCOOiq

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCDgSer6nhx9KwUZekR3fKCA/featured

Desculpas de Quinta é um encontro de três compositores, Melo, Diógenes Ferraz e Rhafael Cainã, eles compartilham suas composições no palco e ainda trazem um pouco de Teatro para suas apresentações. 

O Desculpas de Quinta surgiu em 2016 através de um outro projeto, o “Cartas Escritas Pelo Cotovelo”, de autoria solo de Diógenes Ferraz, no qual ele tocava música popular, samba, choro e outros. Diógenes conta que ele formava a banda umas três semanas antes do show mais ou menos, “eu formava a banda para um show, que era um show alternativo que fazia uma vez por mês, então a banda ela mudava”. A banda não tinha integrantes fixos, sempre havia mudanças na sua formação, “a formação ela mudava, era mais maleável”, tinha pessoas que já haviam tocado porém existia um intervalo de tempo para a mesma pessoa tocar novamente.

O nome Desculpas de Quinta surgiu por conta da forma de como a banda era formada, “era uma maneira de dizer assim, eu arrumo uma desculpa pra vir tocar essas Cartas Escritas pelo Cotovelo e quem me acompanha são essas desculpas de quinta aqui, essa galera que arranjei agora”, relata Diógenes. 

Depois de algum tempo Diógenes teve a ideia de fazer algumas composições, então nasce a música “Desculpas de Quinta” (2017), lançada apenas em 2019, composição sua, Rhafael Cainã e Rhuan Rodrigues.

Pouco tempo depois Melo entra para o projeto, nesse período Rhuan Rodrigues já não fazia mais parte do grupo. Melo trouxe como proposta um repertório mais autoral, então ele Diógenes se juntam para compor, Rhafael também agregou composições suas ao repertório. 

“Diógenes e Rhafael já haviam tido experiências musicais juntos, quando faziam o “Cartas Escritas Pelo Cotovelo”, mas foi por meio de Jerônimo Neto (jornalista da cidade) que conheci Diógenes em uma mesa de bar, na orla de João Pessoa, onde ele me mostrou um refrão que havia escrito e nesse mesmo dia pediu que eu escrevesse uma letra pra esse refrão. Essa canção foi “Narcisa”, nossa primeira parceria e um marco do início do Desculpas e da nossa amizade”, diz Melo. 

Dessa forma o espetáculo que era “Cartas Escritas Pelo Cotovelo”, passou a ser o show do Desculpas de Quinta com músicas autorais mescladas ao repertório do cancioneiro popular. Sofrem influências do rock, blue, Los Hermanos, Fernando Mendes, Odair José, Reginaldo Rossi e outros.

Em suas apresentações, além de cantar suas canções, “eles recitam alguns textos e também encenam os personagens das músicas, numa interpretação dinâmica e brincam com a interação entre o grupo e o público, mantendo o tom de conversa de bar”, diz Viviane Freitas, produtora do grupo.

Já passaram pelos palcos da General Store, Café da Usina, Recanto da Cevada, Buckminster, localizados na cidade de João Pessoa. Sobre o seu repertório autoral podemos citar as canções, Desculpas de Quinta (2019), Narcisa (2019), Em fim (2019), e  Pra se Encontrar (2020). Disponíveis em todas as principais plataformas de streaming.

Maiara Alves

 

Fonte: Entrevista feita com o grupo Desculpas de Quinta por Maiara Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *