O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/11/2016

Das Dores Neta

Sinônimo de talento nas Artes Cênicas, a atriz participou dos espetáculos A Peleja de Lampião com o Capeta, Cantiga de Ninar na Rua, ABC de Zé da Luz, O Poeta do Povão, e O Anjo e a Serpente.
Data de publicação: novembro 18, 2016

Naturalidade: Itabaiana – PB

Formação artístico-educacional: Pedagogia

Atividade artístico-cultural: Atriz

Atividade exercício – profissional: Professora

Das Dores Neta é sinônimo de talento nas Artes Cênicas, com belos trabalhos desenvolvidos ao longo de sua carreira no teatro. Nascida no Agreste Paraibano, demonstrou desde cedo ter aptidão para atuar.

Incentivadora das artes na Paraíba, integrou o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana (GETI), que tem mais de 30 anos de existência.

Das Dores participou dos espetáculos “A Peleja de Lampião com o Capeta”, “Cantiga de Ninar na Rua”, “ABC de Zé da Luz, O Poeta do Povão”, e do filme “O Anjo e a Serpente”.

Em 2010, atuou no vídeo documentário “Feminino Plural”, do cineasta paraibano Rodrigo Brandão. Das Dores Neta fez participação no filme junto com os atores Adriana Felizardo, Normando Reis e Maria Helena Feliciano. O projeto foi produzido pela Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, da cidade de João Pessoa.

“Feminino Plural” mostra a presença das mulheres nas mídias alternativas, especialmente em rádios comunitárias, trazendo como foco o contexto em que estão inseridos os projetos de comunicação popular e a luta feminina pela democratização da mídia.

Em 2011, a atriz representou o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar no I Encontro do Fórum LGBT da Paraíba, realizado no Centro Cultural do Terceiro Setor, na capital do estado. Em 2012, recebeu o Prêmio Leonilla Almeida, por seu trabalho de divulgação das manifestações culturais da Paraíba.

No ano de 2013, integrou a Comissão de Elaboração de Projetos Culturais da 12ª Gerência Regional de Ensino de Itabaiana, onde colaborou com o Projeto Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. No mesmo ano, foi eleita Presidente do Conselho Municipal de Cultura da cidade, em uma reunião realizada pela Câmara Municipal de Vereadores.

Fontes:

https://pccn.wordpress.com/page/110/

https://pccn.wordpress.com/2010/01/05/artistas-de-itabaiana-%E2%80%93-das-dores-neta/

https://pccn.wordpress.com/2010/06/07/atriz-de-itabaiana-protagoniza-videodocumentario-sobre-mulheres-na-comunicacao/

http://www.focandoanoticia.com.br/atriz-das-dores-representa-o-ponto-de-cultura-cantiga-de-ninar-no-forum-lgbt-da-pb/

http://geraldommoraes.blogspot.com.br/2013/05/itabaiana-122-anos-os-filhos-da-rainha_13.html

http://fabiomozart.blogspot.com.br/2013/05/monitora-do-ponto-de-cultura-cantiga-de.html

http://fabiomozart.blogspot.com.br/2012/05/publico-prestigiou-entrega-do-premio.html?m=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *