O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/10/2019

Curral de Cima

Região Geográfica Imediata de Mamanguape-Rio Tinto. Teve sua origem em uma propriedade da região, cujo dono Alferes Lisboa havia instalado dois currais para remanejamento de gado.
Data de publicação: outubro 21, 2019

Município: Curral de Cima – PB

Localização: Região Geográfica Imediata de Mamanguape-Rio Tinto.

Data de Emancipação Política: 05 de maio de 1994

Distância da capital: 63km

Área Territorial: 85,096km²

Limites Geográficos Municipais: Pedro Régis, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Duas Estradas, Mamanguape.

População: 5.209 habitantes (IBGE/2010)

Gentílico: curralense de cima

IDH-M: 0,529

Densidade Demográfica (IBGE/2010): 61,21 hab/km²

Clima: Tropical chuvoso com verão seco

Altitude: 75m

Latitude:  6° 43′ 01” ao Sul do Equador

Longitude: 35° 16′ 08” a Oeste do Meridiano de Greenwich

História

O Município teve sua origem em uma propriedade da região, cujo dono Alferes Lisboa (de origem portuguesa) havia instalado dois currais para remanejamento de gado. Um deles estava situado em uma parte alta, nas proximidades de uma lagoa onde o gado bebia. Sempre que o curral da parte baixa ficava alagado devido as enchentes se dizia: ‘levem o gado para o o curral de cima’, ou seja para a parte mais alta das terras. É provável que o curral de baixo ficasse no sítio Alagadiço, pois até hoje sempre que chove, essa região fica alagada. É importante ressaltar, que os currais não eram pequenas áreas em que os animais se aglomeravam, e sim o que conhecemos hoje como cercados – uma extensa região envolvida por cerca. Em razão da boa localização, ali foram se instalando os trabalhadores da fazenda, e aos poucos surgiu o embrião de uma vila com a construção de uma capela (no sítio Capela), que foi destruída após o assassinato de um padre dentro da capela, precisamente no altar. A população foi crescendo e se espalhando, e com a construção da Igreja de São Miguel em 1810, localizada hoje no centro da cidade, várias famílias foram se instalando e formando a Vila de Curral de Cima. Dentre estas famílias podemos destacar os parentes de Vidal de Negreiros (nascido em Pedra Furada), Antônio Fernandes Farias, Antônio Lisboa, Manoel Higino, João da Mata, Pedro Régis, Joaquim Pereira, Manuel dos Santos, Manuel Felipe dos Santos e Francisco Ribeiro.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Curral de Cima, pela lei estadual nº 1943, de 10-01-1959, subordinado ao município de Mamanguape.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Curral de Cima, figura no município de Mamanguape. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Curral de Cima, pela lei estadual nº 5930, de 29-04-1994, alterado pela lei estadual nº 6426, de 27-12-1996, desmembrado de Mamanguape. Sede no antigo distrito de Curral de Cima. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fontes:

CPRM – Companhia de Recursos Minerais. Diagnóstico do município de Curral de Cima, estado da Paraíba. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005.

http://www.curraldecima.pb.gov.br/historia/

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/curral-de-cima/panorama

https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-curral-de-cima.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Curral_de_Cima

http://www.curraldecima.pb.gov.br/curral-de-cima-realiza-festa-de-25-anos-de-emancipacao-do-municipio/

http://www.ofarolpb.com/25-anos-de-curral-de-cima-prefeito-comemora-com-festa-das-maes-e-entrega-de-veiculos-para-o-povo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *