O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/03/2016

Conceição Gama

Seus cordéis são voltados para os temas cristãos, reflexão sobre a conduta ética e os valores do ser humano, enfatizando o espírito solidário nas relações sociais.
Data de publicação: março 15, 2016

Naturalidade: Campina Grande – PB

Contatos: (84) 98807-3472 e (84) 99947-9477

E-mail: conceição.m.gama@gmail.com

Atividades artístico – culturais: Cordelista e poetisa.

A poetisa Conceição Gama reside em Natal-RN há mais de 22 anos. Além de empresária, atua como Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão Eucarística, na Paróquia de N. S. da Esperança, no Bairro da Cidade da Esperança. Também é coordenadora do Projeto “Língua Amiga”, em iniciação nas escolas de língua estrangeira, além de coordenar a Campanha “Cordel Solidário”, visando a promoção da cultura da paz e da solidariedade, com o incremento da poética. Seus cordéis são voltados para os temas cristãos, sobretudo, trazendo a reflexão sobre a conduta ética e os valores do ser humano, enfatizando o espírito solidário nas relações sociais.

Para Conceição, é necessário enxergar além do horizonte e libertar-se desse mundo “engessado”, eis aí o segredo para “tocar”, “sentir”, “experiênciar”, para que possamos observar e perceber a beleza que está contida em cada um de nós. Quão singular é esse beber…. Gosto dos versos livres! Assim como os pássaros, que foram feitos para voar e romper as fronteiras de seus ninhos – libertar-se das gaiolas que simulam beleza, e a liberdade da segurança dentro da óptica humana.

A artista enfatiza “A poesia é um caminho que não exige regras para se fazer sentir. O seu sentido está em poder adentrar nas almas e lá encontrar um canteiro onde possa semear uma flor azul que traz a paz, o sonho, a real possibilidade de ser sempre melhor para si mesmo e para os outros”. Conceição destaca ainda que sente gosto pela literatura de cordel, que lhe proporciona uma peculiaridade própria.

 

Fontes:

http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=cordel&pagfis=92084&pesq

https://www.blogger.com/profile/02076428226263813200

http://hailtonmangabeira.blogspot.com.br/2015/09/charles-ganha-homenagem-em-forma-de.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *