O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/07/2020

Coletivo Redemoinho

O Coletivo Redemoinho é um projeto de extensão da UFPB que funciona como grupo artístico de dança, desde 2017.
Data de publicação: julho 4, 2020

Município: João Pessoa-PB

Fundação: 2017

Instagram: https://www.instagram.com/coletivoredemoinho/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCS_jU-sfmTWeN-o7xxiD4tw

O Coletivo de Dança Redemoinho é um projeto de extensão da UFPB que funciona como grupo artístico, desde 2017, com a participação de professores e estudantes dos Cursos de Graduação em Dança e Teatro da Universidade. A ação tem como objetivo criar e estabelecer diálogos entre a Universidade e a sociedade por meio da dança, atuando em escolas, ruas e teatros do município de João Pessoa. Além disso, possuem o propósito de promover a Universidade como um centro de referência entre ação e artes estimulando encontros culturais e científicos entre alunos e professores, assim como qualificar os alunos para atuarem na difusão da dança como meio de desenvolvimento social, com a formação de profissionais com atenção à formação acadêmica e cidadã.

O projeto é coordenado pelo Professor Victor Hugo Neves D’Olive, do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação Turismo e Artes da UFPB. São realizadas intervenções nos bairros da cidade de João Pessoa que envolvam a comunidade universitária e externa através de oficinas, espetáculos e rodas de conversa. O coletivo é constituído por artistas pretos, indígenas, trans, gays e bissexuais. Atuam com o outro grupo de extensão, o “ComuniDança/UFPB”, coordenado por Victor D’Oliveira e cada um dos projetos conta com um aluno bolsista, sendo a Flávia Espinosa, do Coletivo de Dança Redemoinho e Bruno Constantino, do ComuniDança/UFPB.

No ano de seu surgimento, com o nome de “Vamos circular com danças nas escolas”, o principal interesse do projeto era de estimular e provocar interações entre a Instituição e as escolas. Criaram, então, um espetáculo infanto-juvenil. A partir disto, começaram a participar de editais de arte e se intitularam como Coletivo, de acordo com o coordenador da extensão, porque sentiram a necessidade de dialogar com outras dimensões sociais que extrapolavam o âmbito escolar.

A equipe utiliza a criação híbrida como estratégia de composição, como diz a integrante, Andreza Rodrigues: “(…) é muito comum que tanto no processo ou no resultado final apareçam uma relação com outras linguagens, como a música, o teatro, a escrita poética. Inclusive, o grupo é composto tanto por pessoas da dança como do teatro também, então a gente trabalha desvendando essas novas poéticas a partir daquilo que é próximo”.

O grupo possui em seu repertório os espetáculos “Repitologia”, “Pequenas Danças para não esquecer”, “Se a Carapuça Servir” e a Live Performance “CompartilhanDança”.

Com relação à questão organizacional, o projeto possui dois bolsistas e quatro voluntários e todos contribuem de forma igualitária em todos os processos criativos, sejam eles espetáculos, performances e videodança. Na parte da produção os bolsistas são os responsáveis pela função de criar identidades visuais para o projeto, criação de conteúdo e edições de imagem e vídeo, mas a bolsista Flávia Espinosa finaliza contando que o Coletivo Redemoinho é um pouco de cada um dos integrantes.

Fontes: 

Entrevista com o Coletivo Redemoinho (Victor D’Olive em entrevista para Larissa Maia)

Atualização por Jaqueline Rodrigues em dezembro de 2021

Imagens: Reprodução/Facebook – @coletivoredemoinho

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *