O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/09/2015

Cine Congo

O evento acontece no Cariri Paraibano. Exibição de filmes, passeios ecológicos, palestras e debates. Acesso gratuito ao produto audiovisual.
Data de publicação: setembro 24, 2015

Município: Congo-PB

1ª edição: 2009

Mês de realização do evento: Novembro.

Estilo do evento: Audiovisual

O Festival de Cinema do Congo foi criado a partir de uma mostra de cinema, que fora realizada em 2009, pela ACCON – Associação Cultural do Congo. A mostra teve como objetivo exibir as produções realizadas no estado a toda população da cidade, que antes não tinha acesso ao produto audiovisual.

A cada ano o festival vem realizando novas descobertas de cineastas e atores da cidade e regiões próximas, e proporcionando a democratização do acesso à cultura. O Cine Congo é o principal evento deste segmento no Cariri Paraibano, e o maior do Brasil em termos de percentual de participação de público local, em torno de 60% da população, além disso, conta com vários parceiros e tem atrativos que vão além da exibição de filmes, como, passeios ecológicos, palestras e debates.

O Festival traz consigo o acesso gratuito ao produto audiovisual através da exibição de curtas; a democratização do acesso à cultura; a descentralização; formação de público para o cinema; além, da abertura de espaços para filmes de realizadores das microrregiões do Estado da Paraíba feitos com baixo custo.

Através do Cine Congo, o interior paraibano mostra sua produção e criatividade cinematográfica, oriunda de diversas cidades; além das produções locais. Durante o evento ocorrem oficinas, palestras, seminários, fórum, mostras em escolas, feiras multiculturais, apresentações culturais, debates, homenagens e Passeio Ecológico pela Serra da Engabelada, com visitação aos sítios arqueológicos, existentes em diversas partes do município. Além de aquecer a economia local durante a realização do festival.

Os filmes exibidos no Festival são divididos em três categorias: BRASIL, PARAÍBA e CARIRI, onde são aceitos curtas de todos os gêneros (Ficção, Documentário, Animação, Experimental, e outros), de até 20 (vinte) minutos, incluindo os créditos. A mostra 2015, também valoriza a música por meio dos CLIPSPB MÚSICA, que serão exibidos todas as noites antes das mostras oficias do 7º Cine Congo. Os CLIPSPB MÚSICA irão recepcionar o público e valorizar os músicos paraibanos.

O Festival chama a atenção por reunir um grande número de filmes e de pessoas de várias Regiões e Estados brasileiros que discutem o tema – cinema.  O evento, também  é um espaço para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação de novos festivais pelo Estado da Paraíba.

Outro destaque do Festival é o Troféu Rupestre, que surgiu a partir da necessidade de criar um troféu que tenha o designer e a identidade peculiar do povo interiorano. O desenho do sol rupestre é encontrado nitidamente na caverna do Alazan Velho, entre os Sítios Santa Rita e Riacho do Algodão, na Zona Rural do município do Congo.

 

Fontes:

http://www.cinecongo.com/

http://deolhonocariri.com.br/2015/07/08/inscricoes-abertas-para-o-7o-cinecongo/

http://congonoticias.blogspot.com.br/2012/11/programacao-do-cine-congo-2012.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *