O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/09/2015

Centro Cultural São Francisco

É um complexo arquitetônico cultural e religioso formado pelo Convento Igreja de Santo Antônio, Casa de Oração, e Claustro da Ordem Terceira de São Francisco.
Data de publicação: setembro 25, 2015

Município: João Pessoa – PB

Localização: Ladeira São Francisco, S/N – Centro,

Ano de construção: 1588

O Centro Cultural São Francisco é um complexo arquitetônico de caráter cultural e religioso formado pelo Convento, Igreja de Santo Antônio, Casa de Oração, e Claustro da Ordem Terceira de São Francisco. Atual Museu Sacro-Escola da Paraíba, é considerado um dos melhores exemplares da chamada “escola franciscana”, no Brasil, sua construção teve origem com a chegada do Frei Melchior de Santa Catarina a Paraíba, para ali instalar uma fundação franciscana.

O projeto original é de autoria do frei Francisco dos Santos e as principais obras foram concluídas, em 1591. Com a invasão holandesa o convento foi danificado e, em 1636, os frades foram expulsos e ali instalado um posto militar, pois sua localização era estratégica: dominando todo o Vale do Sanhauá, estendendo-se pelo rio Paraíba até Cabedelo. Restaurado após a retomada da cidade pelos portugueses. No início do século XVIII, foram iniciadas as obras que deram à edificação suas feições atuais com a Igreja, o Convento, a Capela, a Casa de Oração e o Claustro da Ordem Terceira, o Adro com o Cruzeiro e a cerca conventual com seu Chafariz.

Destacam-se a torre recoberta de azulejos e a superposição de abóbadas, as talhas de arenito de folhagens e flores estilizadas, se entremeiam com relevos barrocos. As paredes são revestidas de azulejos portugueses que formam painéis sobre a história de José do Egito. O púlpito é uma obra de arte com um rico trabalho de talha dourada, considerado pela Unesco como único no mundo inteiro. Possivelmente, sofreu influência da arte indígena.

O Convento de São Francisco possui pátio em estilo mourisco, a escadaria de acesso ao primeiro andar apresenta imagem esculpida em pedra do corrimão representando influência inca ou asteca, e é conhecida popularmente com o nome de “mascarão”.

O adro, em plano inclinado, é cercado por muro revestido de azulejos contendo seis nichos com cenas da Via-Sacra. O cruzeiro é formado por cruz monolítica, com pedestal apresentando figuras de pelicanos ou a ave mitológica Fênix, “representando Cristo alimentando os filhos com sua própria refeição e a ressurreição”.

Criada a Diocese da Paraíba, em 1892, e com a posse de D. Adaucto Aurélio de Miranda Henriques, em 1894, foram instalados no convento o Seminário e o Colégio Diocesano. O colégio funcionou até o ano de 1906, e o Seminário, até 1964. Depois dessa data, o complexo funcionou como Museu do Estado da Paraíba, a Escola Estadual do Roger e a Escola de Teatro Piollin. No governo de Tarcísio de Miranda Burity, em 1979, o convento fechou as portas para dar início aos trabalhos de restauração.

Patrimônio da Arquidiocese da Paraíba, o Centro Cultural São Francisco é uma instituição cultural. Criado em 06 de março de 1990, mantido por termo de convênio que envolve outras cinco instituições: o Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e a Ordem Franciscana Secular.

Espaço de pesquisa, visitas e oração e lugar dos artistas, pesquisadores, músicos, admiradores da arte, e toda a sociedade, chamada a preservar a memória dos nossos antepassados, que legaram um bem inestimável para a cultura e a história da Paraíba.

Fontes:

http://www.igrejadesaofranciscopb.org/index.php?view=content/noticias&idPaginaEstatica=1

http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/br-pb-joao-pessoa-atracao-casa-do-artista-popular

http://www.viajarpelomundo.com/2011/10/joao-pessoa.html

Iphan/Arquivo Noronha Santos, Inventário Nacional de Bens Imóveis/Sítios Urbanos Tombados – Manual de Preenchimento – Volume 82 (Iphan/Edições do Senado Federal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *