O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/07/2021

Casarão do Major Epifânio Sobreira Rolim

Localizado em Cajazeiras, o Casarão foi tombado como patrimônio histórico da Paraíba e já chegou a sediar diversas secretarias do governo municipal. O casarão está situado no final da rua que agora leva o nome de seu antigo proprietário, como forma de homenagem.
Data de publicação: julho 29, 2021

Localização: Cajazeiras – PB

História

Epifânio Sobreira Rolim, natural de Cajazeiras, era filho do professor Francisco Gonçalves Sobreira e de Josefa Gonçalves Sobreira Rolim, sobrinha do Padre Rolim. Nascido em 11 de agosto de 1984, ele foi um comerciante com muitos bens em seu nome que prezava pelo desenvolvimento do comércio e contribuiu bastante com o empreendimento local. Epifânio também foi delegado de polícia durante a época da República Velha, o que posteriormente lhes gerou algumas desavenças com o cangaceiro Sabino Gomes.

O dia 28 de setembro de 1926 data um dos eventos mais marcantes da história cajazeirense, onde, com muita coragem, o major Epifânio protegeu sua casa do assalto do grupo de Sabino.

Dentro da grande residência se encontrava a família de Epifânio, somando um total de dezoito pessoas, todas reunidas e escondidas em um quarto. Os cangaceiros que cercavam a casa já chegaram sendo recebidos com tiros de fuzil, e foi desta forma que Epifânio se protegeu daqueles que estavam o perseguindo, sendo constantemente auxiliado por sua esposa Saturnina Sobreira Bastos durante o combate, uma mulher experiente que alternava entre armas de diferentes tipos para confundir os recém-chegados.

Entretanto, Epifânio acabou sendo baleado no pé, e logo recebeu a ajuda do vaqueiro José Inácio, um amigo de confiança, que acompanhado de seus empregados, vieram a transformar o casarão em um verdadeiro palco de resistência. Juntos, eles foram capazes de interromper o ataque e fazer Sabino fugir no momento em que percebeu que não conseguiria prosseguir com seu plano de captura. 

Atualmente, o local foi tombado como patrimônio histórico da Paraíba e já chegou a sediar diversas secretarias do governo municipal. O casarão está situado no final da rua que agora leva o nome de seu antigo proprietário, como forma de homenagem.

Azoka Gouveia Filho

Fontes: 

http://cajazeirasdeamor.blogspot.com/2011/04/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html?m=1

http://cajazeirasdeamor.blogspot.com/2014/?m=1

https://coisasdecajazeiras.com.br/almanaque/o-major-epifanio-sobreira/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *