O foco de nossas pesquisas inventariantes é o artista, o criador, o responsável pela obra autoral. Registramos, então, neste Portal, o agente cultural nascido ou residente na Paraíba, que cria ou representa determinadas expressões artísticas, e suas obras; em textos e imagens.
Mas também inventariamos expressões da cultura material e imaterial que não possibilitam a identificação do autor, caso do conjunto histórico-arquitetônico, como igrejas, monumentos, casarios e demais construções antigas; equipamentos culturais, a exemplo de teatros, centros e espaços de arte e cultura, museus, associações, entre outros; festividades e eventos culturais; costumes, tradições, memórias, culturas populares e identitárias, além de outros bens.
Assim, tanto a localização do agente cultural como da manifestação sem identificação autoral é possível em função do segmento a que pertencem, conforme a lista da coluna à direita disposta nas centenas de páginas de nosso Inventário.
Mediante a grande quantidade de atividades artísticas e manifestações culturais da Paraíba, enfrentamos a desafiadora tarefa de realizar uma divisão taxionômica de todos os segmentos identificados que se mostrasse mais racional e coerente possível, de modo a evitar uma listagem muita extensa, com dezenas de tópicos. Decidimos por uma taxionomia que reúne 16 áreas, algumas delas com diferentes subáreas. O primeiro segmento, “Artes Cênicas”, por exemplo, reúne quatro diferentes tipos de expressões artísticas: circo, comédia, dança e teatro, enquanto que o segundo, “Artes Visuais”, aglutina 14 tipos de manifestações, como “Artes Plásticas”, “Atores”, “Cineastas”, “Fotografia” e “Quadrinhos”, além de outros. Contamos com outros oito segmentos que também possuem subtemas.
De qualquer modo, aconselhamos que o pesquisador de nosso site, em seus primeiros acessos, visite todos os segmentos, de forma a conhecer as subáreas de cada um deles.
Para uma procura mais rápida e objetiva de algum registro inventariado, digite o nome do agente ou da expressão cultural no botão “Pesquisar”, disposto acima e à direita também nas centenas de páginas do Inventário.
Nosso inventário possui metodologia própria, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação do patrimônio cultural material e imaterial da Paraíba, tendo como pautas das pesquisas os agentes culturais do Estado e suas criações, objetos dos textos publicados neste site, acompanhados de suas respectivas galerias fotográficas.
A quantidade de bens culturais da Paraíba é gigantesca, de impossível mensuração, sendo que a cada dia identificamos novas expressões, fato que nos exige um exaustivo e contínuo trabalho diário, com avanços paulatinos, em esforços de “formiguinhas”. Porém, temos a satisfação de avançar cotidianamente, objetivando ser um dos maiores e mais completos sites sobre o mundo cultural de uma unidade federativa do Brasil.
Não realizamos pesquisas inventariantes frias e assépticas, evitando, assim, obter dados apenas quantitativos e descritivos, ineficazes para captar o espírito, emoções, perfis criativos e detalhes mais significativos do agente cultural pesquisado e suas criações.
No que tange às ações executivas de nosso inventário, inicialmente realizamos pesquisas de gabinete com coleta de dados em fontes secundárias: sites, blogs e redes sociais na internet, jornalísticos ou não, livros, jornais e revistas impressos; como também em fontes primárias: entrevistas com contatos por e-mail e telefone com produtores culturais e artistas responsáveis pela criação e reprodução das expressões imateriais, e com agentes conhecedores de bens materiais.
Também realizamos, de forma dinâmica e contínua, amplas e dinâmicas pesquisas de campo, com detalhadas observações in loco, importantíssimas e indispensáveis, mediante seus objetivos de registrar com textos, fotos e vídeos bens materiais e expressões imateriais de toda a Paraíba, inclusive aqueles já previamente identificados e inventariados nas pesquisas de gabinete. No caso, diferentes equipe s de nosso Paraíba Criativa se deslocam regular e intensivamente por diferentes regiões do Estado para realizar o intenso trabalho inventariante do Programa, prática, com custos cobertos pelo financiamento do Proext / MEC / SESu, que possibilita uma interpretação mais ampla e detalhada da realidade vivida pelos agentes culturais, de modo a evitar uma inventariação apenas formal e limitada, mas sim compreender a alma do lugar, os perfis e emotividades de seus agentes culturais.
No link “Colaboração” solicitamos que aos agentes culturais paraibanos, ou qualquer outra pessoa interessada na cultura da terra, preencha, e nos envie o formulário que registra suas informações inerentes ao seu trabalho, ou de alguma manifestação cultural relevante de seu conhecimento. Pretendemos, assim, contar com uma rede cooperativa de informação, indispensável diante do volume de pesquisas a ser realizado.
Mediante a reformulação deste nosso Portal, publicado recentemente, a quantidade de agentes e bens culturais inventariados ainda se encontra um pouco limitada, apesar de já contarmos com cerca de dois mil produtos prontos para a publicação, os quais vem sendo inseridos diária e paulatinamente. Por outro lado, considerando-se que finalizamos novos inventários a cada dia, projetamos fazer com que tenhamos até o final do próximo mês de agosto quase três mil expressões publicadas.
3 de julho de 2015
Município: Esperança-PB – Sítio Riacho Fundo
Fundação: 1999
Anfitriãs: Maria do Socorro da Conceição, e Aderita
Número de artesãos: 40
Técnica artesanal: Bonecas de pano
Produção média mensal: 500 peças
Contatos: (83) 3361-3320/ 99999-0135
A Casa da Boneca Esperança nasceu da iniciativa das irmãs Maria do Socorro da Conceição, e Aderita da Conceição. As bonecas denominadas de “bruxinhas” começaram a ser confeccionadas pelas duas irmãs na década de 1950, com palhas e retalhos (materiais típicos da cultura nordestina). Por intermédio do Artesanato Solidário-Artes Sol, cerca de 40 artesãos de 13 a 72 anos, inclusive homens, produzem os mais diversos tipos de bonecas.
No início, as duas artesãs produziam as bonecas, apenas para brincar. Contudo, em decorrência de uma grande estiagem na região, que provocou grande necessidade de recursos econômicos, as peças passaram a ser trocadas por alimentos e tempos depois comercializadas. O dinheiro arrecadado ajudou no sustento de suas famílias. O trabalho, portanto, esperou por mais de 50 anos para ser reconhecido.
As bonecas esperança, antes trocadas por mantimentos, não constituíam retorno econômico. Hoje, depois de diversas oficinas e da valorização do trabalho da mestre Socorro da Conceição, são produzidas em maior escala, com variedade de tipos: grandes, pequenas, morenas, loiras, negras, casais de noivos e famílias. A equipe se reúne na Casa da Boneca Esperança para dar conta da demanda de encomendas, e da grande rotatividade de vendas das peças já produzidas.
A casa da boneca Esperança mudou a história dos moradores do Sítio Riacho Fundo, a partir desse trabalho artesanal a atividade ancestral foi valorizada, o fortalecimento da autoestima, melhoria da qualidade de vida e o reconhecimento do artesanato pela comunidade foram conquistados de uma forma significativa. As “bruxinhas e bonequinhas” de pano feitas com retalhos e outros materiais, como a palha do milho, são parte integrante da cultura nordestina.
Fontes:
http://www.codata.pb.gov.br/apps/sisarte/servletconsultaformaassociativa?acao=20/
http://www.artesol.org.br/site/projetos/esperancapb/
http://www.promoart.art.br/polo/bonecas-de-esperan%C3%A7-pb/
http://pontosolidario.org.br/category/a-boneca-do-agreste/
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/01/as-bruxinhas-de-esperanca-na-paraiba/