O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/11/2017

Caburé

Banda de Carimbó que mistura vários elementos da sonoridade do Norte e do Nordeste, mesclando recursos, tradição e matizes comtemporâneas
Data de publicação: novembro 6, 2017

Naturalidade: João Pessoa- PB

Surgimento: 15 de novembro de 2013

Gênero Musical: carimbó

Facebook: https://www.facebook.com/oficialcabure/

Telefone: (83) 98808-0387

E-mail: jaderfinamore@hotmail.com

 

Composta por Titá Moura (voz e percussão); Rudá Barreto (guitarra); Jader Finamore (Cavaquinho e Trompete); Rayan Rodrigues (contrabaixo); Pedro Freire (percussão e sintetizador); e George Glauber (bateria), a banda reúne, sem acaso, jovens músicos interessados pela pesquisa, pelo hibridismo e pela reabsorção das tradições estéticas da música brasileira.

Por causa deste interesse comum, fundam a “Caburé”, que tem no seu arco de possibilidades sonoras os ritmos do Norte e de origem caribenha como matéria-prima de sua criação autoral e de suas releituras. Numa experiência espontânea de interpenetração cultural se misturam a influência de Mestres do Carimbó como Pinduca, Dona Onete e Aldo Sena, e ritmos mais telúricos da cultura afro-indígena nordestina como bois e caboclinhos. O resultado é uma música vigorosa e eufórica, com guitarras insinuantes e batuques intensos.

“Somos uma banda que surgiu a revelia da organização, do pensar o produto. A ideia era fazer um show, exercitar a guitarrada e o batuque para o baile noturno, urbano. Com a estreia, fomos imediatamente absorvidos pela cena alternativa, talvez pela carência desse formato na cidade, e tocamos praticamente todos os fins de semana durante quase dois anos. No segundo semestre de 2015 decidimos parar, todo mundo precisava se pulverizar e se dedicar a outros trabalhos. Foi um tempo fértil de incubação, paramos pra compor a administração e a estrutura produtiva do trabalho”, fala Titá Moura, compositor e vocalista do grupo, em material de divulgação.

Em maio de 2016 a banda voltou à ativa, abandonando formalmente o nome antigo, “Carimbó Clube”, e assumindo oficialmente o “Caburé”. Nessa nova fase da banda, além de terem saído e entrado novos integrantes, a preocupação foi no aprofundamento de uma pegada autoral. Algo que se distancia do Carimbó tradicional do Norte e mescla informações do pop mundial e da música ancestral, sobretudo no que tange aos grooves de guitarras e nas percussões indígenas da Paraíba. Para celebrar essa nova fase, a Caburé lançou através de seu canal no Youtube um lyric vídeo da música autoral “Vadio”.

Em 2017 a banda fez o show “Swing até o caroço” na camiseteria e choperia General Store, no Centro Histórico de João Pessoa, para marcar os três anos de carreira, iniciada dentro de uma concepção de baile cover que transitava (e ainda o faz) pelo carimbo. E também serviu como lançamento ao vivo da nova música, “Potencial”, que também tem um lyric vídeo no canal deles do Youtube.

E por falar em canal no Youtube, para ter acesso ao repertório do Caburé por esse mesmo canal é só acessar o link.

 

Fontes:

http://festarmuito.com/cabure-lanca-potencial-em-evento-swing-ate-o-caroco/

http://tnb.art.br/rede/cabure

http://www.wscom.com.br/mobile/entretenimento/noticias/entretenimento/banda+cabure+volta+a+ativa+com+show+e+novo+single+%60vadio%60-197879

http://correiodaparaiba.com.br/cultura/show/grupo-paraibano-cabure-se-reinventa-e-faz-show-no-centro-historico/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *