O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/10/2021

Bráulio do Nascimento

Braúlio do Nascimento foi professor, jornalista, crítico literário e folclorista, especialista em romances e contos populares.
Data de publicação: outubro 31, 2021

Naturalidade: João Pessoa-PB.

Nascimento: 22 de março de 1924 // Falecimento: 26 de setembro de 2016.

Atividades artístico-culturais: Professor, jornalista, crítico literário e folclorista, especialista em romances e contos populares.

Bacharel em Línguas Neolatinas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, com trabalhos reconhecidos no Brasil e em diversos países do mundo. Quando foi servidor público federal, no cargo de redator, trabalhou na Seção de Publicações, da Divisão de Publicações e Divulgação, da Biblioteca Nacional. Foi fundador e codiretor da Revista Branca: revista trimestral de literatura e arte; redator das revistas do IPASE e dos Bancários; do Boletim Simón Bolívar e do Boletim Bibliográfico, ambos da Biblioteca Municipal da Guanabara. Foi Secretário da Comissão Municipal de Folclore/GB e redator do Boletim do Museu Municipal de Folclore/GB.

Na Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, atuou como chefe da Divisão de Proteção ao Folclore e secretário da Revista Brasileira de Folclore. Em 1974, assumiu a direção executiva, onde permaneceu até 1982, sendo o responsável pela conquista da primeira sede própria desta instituição, bem como pela sua transformação, em 1979, em Instituto Nacional do Folclore, no âmbito da então recém-criada Fundação Nacional de Arte – Funarte. Foi ainda vice-presidente e presidente da Comissão Nacional de Folclore, do Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura, no período 1981 a 2000, mandatos que o conduziram ao cargo vitalício de Presidente de Honra daquela Comissão. 

Recebeu o primeiro prêmio no Concurso Sílvio Romero, edição de 1964, realizado pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, com a monografia “Processo de variação do romance”. Em 1972, recebeu o Prêmio João Ribeiro, de Filosofia, Etnografia e Folclore, da Academia Brasileira de Letras, pela obra Bibliografia do folclore brasileiro. Em 2010, foi agraciado com o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Preservação do Patrimônio Imaterial.

Em 2013, fez uma doação para a Biblioteca Amadeu Amaral deste CNFCP de 1400 (mil e quatrocentas) obras, entre livros, revistas e folhetos de cordel, selecionadas e organizadas pessoalmente por ele, que compõem conjunto significativo de obras, especialmente relativas à literatura popular do Brasil e do mundo. Todo esse acervo está hoje disponível para consulta pública.

Algumas obras: 

  • As sequências temáticas no romance tradicional (1966).
  • Bibliografia do folclore brasileiro (1971). 
  • Pesquisa do romanceiro tradicional do Brasil (1972).
  •  O romance tradicional do Brasil (1973).
  • Romanceiro tradicional (1974).
  • Literatura de cordel: dupla dimensão semântica (2000).
  • Brancaflor na tradição luso-brasileira (2000).
  • Estudos sobre o romanceiro tradicional – edição comemorativa (2004).
  • Catálogo do conto popular brasileiro (2005).
  • Estudos sobre o conto popular (2009).

Ivanhia Kelly

Fontes: 

https://www.facebook.com/CNFCP/posts/1141110772637027/

http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Materia=287

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *