O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/03/2021

Betinho Lucena

Músico, compositor e luthier.
Data de publicação: março 3, 2021

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento:31/08/1991

Atividades artístico-culturais: músico, compositor e luthier.

Youtube: https://www.youtube.com/c/BetinhoLucena

Contatos:

Fone: (83)98202-9917

Email: betynhulucena@hotmail.com

Instagram: @betinholucena

Facebook: /betinholucena

Roberto Sousa de Lucena – Betinho – iniciou sua carreira musical (profissional) por volta do 15 anos acompanhando artistas locais dos mais diversos ritmos, sempre com o apoio de seus pais. Em 2010 passou a integrar o Grupo Armorial Cordas de Caroá, apadrinhado pelo escritor Ariano Suassuna. Com o Armorial participou de Congressos e Festivais na função de percussionista. Simultaneamente integrou o Grupo Imburana de Manifestações Culturais, no Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (PROEXT) e desenvolveu oficinas e capacitação em percussão ao longo de sua permanência (até 2012). Em 2011 passou a integrar Os Fulano – banda paraibana de forró – onde atualmente é vocalista e percussionista. Foi finalista do Festival de Marchinhas e Músicas Carnavalescas da Paraíba com a música “Encantos de carnaval”, em 2013, e foi selecionado no Fest Folia 2015 com a música “Brasil Fevereiro”.

Com Os Fulano já se apresentou em palcos como o Maior São João do Mundo (Campina Grande-PB), Terreiro do Forró (Patos-PB), São João da Capital (João Pessoa-PB). Participou de festivais como o FENEPS (Festival Nordeste Sim Sinhô – Paraíba), onde foram indicados ao FENFIT (Festival Nacional Forró de Itaúnas – Espírito Santo) em 2014. No mesmo ano se apresentou com Os Fulano no Remelexo Brasil (São Paulo), Casa São Jorge (Campinas) e Icaraí (Santo André). Também esteve na programação da Festa das Tradições Nordestinas, em Louveira-SP, por 3 anos consecutivos (2014, 2015 e 2016). Em 2015 lançou o EP Forrobodó Parahyba (Os Fulano), onde recebe a participação d’Os 3 do Nordeste, Gennaro, Antonio Barros e Cecéu. O disco fica entre os destaques paraibanos do ano. Em 2016 Betinho retornou ao FENFIT e continuou em turnê pelo sudeste. Já em 2017 lançou mais um EP com Os Fulano, intitulado Etá Forró, com participação do poeta Jessier Quirino, Pinto do Acordeon e Totonho, e mais uma vez ganhou destaque na cena regional. Em 2018 retornou ao sudeste para a festa de 100 anos da cidade de Nova Friburgo-RJ, onde dividiu o palco com Alceu Valença, Orquestra Ouro Preto e Cabruêra. No mesmo ano iniciou o projeto Jackson Racional e Os Afrobatuques – junto à Cabruêra – e também desenvolveu um projeto de câmara com o Sexteto Tabajara, além de participar do Festival 1 Tonelada de Forró, em Santo Estevão-BA. Ainda neste ano realizou uma apresentação pioneira entre Os Fulano e a Orquestra do PRIMA no Theatro Santa Roza, em João Pessoa-PB. Em 2019 e 2020 participou como co-organizador e ministrante de oficina sobre ritmos nordestinos no Festival Forró Daqui, que aconteceu em João Pessoa-PB. Em novembro de 2019 participou com a banda Os Fulano do Festival Rootstock Brasil, um dos festivais de forró com maior expressão no mundo inteiro. Participou de gravações de discos, EP’s e singles de diversos artistas, como exemplo da cantora paraibana Sandra Belê e Roberto Araújo. Lançou algumas canções em parceria com os compositores Fábio Smith, Leandro dos Santos, Romualdo Brito e Edu Araújo. Acompanhou em shows e gravações de programas de tv, rádio e documentários de artistas como Antonio Barros e Cecéu, Pinto do Acordeon, Luizinho Calixto, Targino Gondim. Em 2019 fez parte da banda base do Festival de Música da Paraíba na função de percussionista. Em 2018 deu início à produção da luthieria “Triângulo BL”. Produziu o Festival Virtual Forró da Quarentena, em 2020, numa parceria com a Bambulab Produtora (RJ) e O Melhor do Pé de Serra (RJ). Apresentou durante o mês de março/2020 uma série de programas na Rádio Tabajara, em homenagem aos 90 anos de Antonio Barros. Participou com Os Fulano, em 2020, da SIM São Paulo (a maior convenção de música da América Latina).

Atualmente (2021) é vocalista da banda Os Fulano, integra o projeto Jackson Racional e Os Afrobatuques (união das bandas Cabruêra e Os Fulano) e também faz parte da Banda Avuô (banda de pife da Paraíba).

Em relação às suas inspirações o artista falou: “Primeiramente, os familiares que são músicos/artistas. Sempre tive esse contato com a arte dentro de casa. Mas ícones como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Chico César, Anastácia, Marinês… Essas pessoas são grandes inspirações pra mim”.

“Acho que foi algo natural. Foi uma escolha sim, mas nada forçado. Escolhi porque me sinto bem quando estou em contato com a arte, em geral, mas principalmente com a música” respondeu quando perguntado o porquê de seguir essa carreira.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *