O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/07/2015

Banda Marcial Carlota Barreira

Ficou conhecida desde a década de 1970, por arrancar aplausos por onde passava. Suas composições, dobradinhas e evoluções criadas pelo maestro Fernando Mota Peixe.
Data de publicação: julho 29, 2015

Município: Areia-PB

A Banda Marcial Carlota Barreira iniciou suas atividades no dia 7 de setembro de 1965, com apoio do empresário Antônio Inácio da Silva.

Número de componentes: 75.

Regência: Maestro Ailton do Nascimento Silva.

Apresentações: Eventos públicos, campeonatos de bandas, festivais regionais e concursos municipais.

A Banda Marcial Carlota Barreira ficou conhecida desde a década de 1970, por arrancar aplausos por onde passava. Suas composições, dobradinhas e evoluções criadas pelo maestro Fernando Mota Peixe, chamava a atenção do público.

Na década de 1980, a Banda Marcial Carlota Barreira representou a Paraíba em festivais de bandas no estado da Paraíba. Em 2002, participou de dois concursos de bandas marciais, sendo campeã na cidade do Cabo-PE, e no mesmo ano, vice-campeã na cidade de Solânea-PB. Em 2009, na cidade de Campina grande, no bairro Jardim Borborema foi condecorada com honra ao mérito como melhor banda do evento.

A banda marcial apresenta-se com sua formação tradicional, identificada por uniforme de cores branco, azul e dourado e marcha sob o comando de voz. Seus instrumentos são compostos por: Bombos, taróis, timbas surdos, pratos, cornetas simples, pisto e cornetões. Atualmente, a banda marcial está sob a direção do Colégio Estadual Carlota Barreira e classifica-se na categoria marcial. Seus componentes atuam de forma voluntária.

Fonte:

http://bandaspb.blogspot.com.br/2011/07/banda-marcial-carlota-barreira.html/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *