O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/08/2021

Banda Albatroz

A Banda Albatroz surgiu em um cenário propício para a época, sendo uma de tantas bandas que preencheram o movimento do rock em Campina Grande no período dos anos 80 e começo dos anos 90.
Data de publicação: agosto 28, 2021

Município: Campina Grande-PB

Fundação: dezembro de 1985 

Integrantes: Jorge Ribbas (Guitarra Base) Moisés Pigg (Guitarra Solo) Guilherme Jacaface (Baixo) Paulo Pelee (Teclados) Marquinhos Drums (Bateria) Fernando Dickhead (Vocal) 

Gênero Musical: Rock (Estilo Anos 80) 

LP Lançado: Delírio  (Apocalipse Já) – 1988 

Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/bandalbatrozrock/

A Banda Albatroz surgiu em um cenário propício para a época, sendo uma de tantas bandas que preencheram o movimento do rock em Campina Grande no período dos anos 80 e começo dos anos 90, fazendo bastante sucesso pela qualidade do som que tocavam e pelo talento dos integrantes. A banda ainda está na ativa e se apresentando em grande estilo. 

Formado em 1985, o grupo alcançou popularidade entre a comunidade campinense pela fidelidade de covers executados, bem como pela diversidade do repertório que também contava  com músicas representativas de grupos de rock nacional da época como o “Legião Urbana“, “Capital Inicial“, “Barão Vermelho“ entre outros. 

Em 1988 a formação consolidou-se com Jorge Ribbas, Moisés Pigg, Paulo Pelee e Marquinhos Drums. Com a popularidade consolidada foi gravado o primeiro LP “Delírio“ (Apocalipse Já), uma produção independente que contava com seis composições do grupo duas delas chegaram a ser bastante ouvidas nas rádios: “Contramão“ e “Me Libera Polícia“, essa última tendo liderado a lista das mais pedidas da rádio Campina Grande FM. 

O grupo Albatroz representa uma fase importante na história da música da cidade pois agiu como catalisador do aparecimento de diversas outras bandas de rock na cidade e seus ecos ainda hoje se fazem sentir. Em 1990 o grupo recebeu convite de empresário do Centro-Oeste para viajar ao Rio de Janeiro para uma série de apresentações. Devido às atividades profissionais assumidas pelos componentes nessa época, a turnê não se tornou viável e o grupo acabou se dispersando por volta de 1991. 

No atual cenário artístico da cidade, o momento se faz bastante propício para um retorno desse grupo que tanto marcou a vida artística deste município com música de qualidade, já que todos os integrantes trabalham ativamente com a música em nível profissional. 

Jonas do Nascimento

Fontes: 

http://maratonarockcultural.blogspot.com>albatroz-maratona-rock-cutural

2 respostas

  1. Boa tarde. Parabéns pelo belíssimo texto, resgatando um pouco da história dessa banda de tanta relevância no cenário musical brasileiro, e em especial na Paraíba.

    Só gostaria de informar que os links das redes sociais da banda, no final do texto estão errados, pois levam para outra banda.
    Grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *