O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/04/2016

Associação dos Artesãos de Riacho Fundo

O grupo tem o intuito de resgatar a arte de fazer bonecas de pano. A associação representou o artesanato brasileiro em Milão-Itália em evento de design.
Data de publicação: abril 22, 2016

Município: Sítio Riacho Fundo, Esperança – PB

Ano de fundação: 2000

Número de Artesãos: 23

Técnica artesanal: Bonecas de pano, artesanato variado.

Produção média mensal:

Contato: (83) 8706-8426 / 9958-8483 (Olavo) / (83) 9999-0135 e 8879-9386 (Núbia)

O fundador e presidente da Associação dos Artesãos de Riacho Fundo, Olavo Alírio da Costa criou o grupo com o intuito de resgatar a arte de fazer bonecas de pano. Não só isso, a intenção do fundador também era a de dar visibilidade ao projeto das bonecas, idealizado pela artesã Socorro Conceição de 63 anos.

A técnica tradicional de confecção de bonecas de pano foi aprendida pelas artesãs quando ainda eram crianças. Inicialmente as bonecas eram loiras ou morenas e contavam com uma quantidade reduzida de modelos. Hoje elas também podem ser ruivas ou negras e carregar acessórios como brincos, bolsas, chapéus, além de modelos e estilos diversos de vestidos. As bonecas quase sempre retratam características de pessoas próximas das artesãs.

As matérias-primas utilizadas são o algodão alvejado, retalhos de tecidos, xita e fios. As ferramentas utilizadas são agulhas, tesouras e máquinas de costurar. Tanto a matéria-prima como as ferramentas são adquiridas pela associação em Campina Grande, com recursos do fundo de caixa.

Hoje a associação participa de feiras e eventos a fim de comercializar os produtos. A associação também mantém um bom relacionamento com seus clientes, entrando em contato periodicamente para oferecer e divulgar novas peças.

As bonecas podem ser encontradas na lojinha da Associação em Esperança e em lojas de João Pessoa (mercado de artesanato), São Paulo (Lojas Hortelã e Mundarel), no Rio de Janeiro (Museu do Folclore), Brasília (Loja Sabugosa), Recife (Aeroporto). O sucesso das bonecas é tanto que elas foram parar em países como: Estados Unidos, Austrália e Alemanha. Além de representar o artesanato brasileiro na Itália durante um evento de design, na Loggia dei Mercanti, em Milão.

Fontes:

http://artesol.org.br/rede/author/esperanca/

http://www.codata.pb.gov.br/apps/sisarte/servletconsultaformaassociativa?acao=20

http://www.pb.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/PB/Elba-Ramalho-mostra-produ%C3%A7%C3%A3o-de-bonecas-de-pano-na-Para%C3%ADba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *