O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/08/2017

Arraiá Panela de Barro

Festa realizada na cidade de Riacho dos Cavalos, no alto Sertão paraibano, que tem como objetivo o resgate da tradição culinária tipicamente nordestina.
Data de publicação: agosto 24, 2017

Município: Riacho dos cavalos – PB.

Distância da capital João Pessoa: 478 Km.

1ª edição: 2016.

Contato: (83) 99616 9780

Organização: Lindalva Almeida

Tipo de produção cultural ou trabalho manual: Festa Junina.

 

Realizado em uma das principais ruas da cidade, o Arraiá Panela de Barro tornou-se consolidado e reconhecido em Riacho dos Cavalos, município do Alt Sertão paraibano, através da iniciativa de Lindalva, reconhecida na cidade como “Dalva” e seu marido Francisco, popularmente conhecido como “Frasquinho”.

A iniciativa do casal surgiu após o interesse na cultura da panela de barro, em uma das “festas de barraca” pela região, que são famosas no interior e acontecem durante as festividades religiosas em comemoração ao aniversário do padroeiro da cidade. Nelas acontecem os famosos leilões onde comidas típicas são leiloadas em panelas de barro.

Durante uma conversa informal com os amigos, “Frasquinho” pensou no porquê de não “juntar” as panelas e celebrar a cultura do artesanato e culinária tão tradicionais no município. Surgiu o “Arraiá Panela de Barro”, um evento com intuito de comemorar e reavivar a cultura nordestina.

Em 2016 aconteceu sua primeira edição, foram cerca de 100 convidados, cada família com sua panela e comidas tradicionais na região. Em sua segunda edição, foram cerca de 150 convidados e “Dalva” admite que a expectativa é que a festa cresça a cada ano despertando o interesse e a valorização da cultura paraibana.

A festitividade dura mais de 12 horas e os participantes veem o sol raiar ao som de muito forró e músicas tradicionais nordestinas, ainda em sua duração são formadas quadrilhas informais a noite toda.

 

Fontes:

Inventário/Entrevista/ParaíbaCriativa/2017/FestaJunina/ArraiáPaneladeBarro/LindalvaAlmeidadeOliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *