O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/11/2016

Antiga Estação Ferroviária de Sapé

Marco inicial na ocupação do município de Sapé. A estação foi desativada na década de 1990 e demolida em 2008.
Data de publicação: novembro 21, 2016

Município: Sapé – PB

Fundação: 7 de setembro de 1883

Desativação: 1990-2008

A Estação Ferroviária de Sapé foi inaugurada no ano de 1883, no primeiro trecho aberto pela Estação Ferroviária Conde D’Eu, movido pelo avanço da Estrada de Ferro Great Western, empresa britânica que construiu caminhos de ferro em quatro estados do Nordeste.

O município de Sapé, criado em 1925, começou a existir a partir da abertura da estação, que foi construída nas proximidades da Fazenda Monteiro. A inauguração da construção foi o marco inicial da ocupação do povoado.

Antes dessa edificação ferroviária, existia apenas um sítio na localidade. Após a linha ter sido fundada, o povoado foi se estendendo de leste e a oeste, formando assim dois bairros conhecidos pelos nomes de Sapé de Baixo e Sapé do Meio.

A construção possibilitou que a cidade recebesse pessoas de outros lugares, como os primeiros europeus, que chegaram nos anos iniciais do século XVII, e ergueram os engenhos de açúcar, o que se tornaria a base da economia do município.

A linha, que originalmente unia a Estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil (GW), empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.

O trajeto dos trens avançou até a cidade de Pilar (PB), na antiga E.F. Conde D’Eu, incorporada à Great Western em 1901. Sua linha, aberta em 1883, avançava até Nova Cruz, no estado do Rio Grande do Norte, e ia da Estação de Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época.

Para ligar os dois últimos trajetos, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 quilômetros, formando o que era chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, o trecho do Rio Grande do Norte foi incorporado à Rede Ferroviaria do Nordeste, o que formou a Rede Ferroviária Federal, em 1957.

Nos anos de 1990, os trens pararam de circular pelo local e a Estação Ferroviária de Sapé foi desativada. Em 2008, a construção foi demolida.

Fontes:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/paraiba/sape.htm

http://acidadeeahistoria.blogspot.com.br/2012/12/seguindo-os-trilhos-de-sape.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sap%C3%A9

http://www.achetudoeregiao.com.br/pb/sape/historia.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *