O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/08/2016

Antiga Estação de Bananeiras

Foi transformada na Pousada da Estação, não perdendo sua arquitetura externa da época, apenas sofrendo uma leve alteração na cor da fachada.
Data de publicação: agosto 4, 2016

Município: Bananeiras-PB

Construção: 1922

Inauguração: 30 de julho de 1925.

Desativação: Em 1966, o trem deixou de circular pelo ramal e suprimiu no ano de 1970.

Ocupação atual: Hotel Pousada e Restaurante.

A cidade de Bananeiras foi a maior produtora de café da Paraíba, e a segunda do Nordeste, durante a segunda metade do século XIX. Com isso, precisava transportá-lo, no entanto, o transporte era precário. O café era transportado até a estação mais próxima em carroças de burro, onde era guardado, pois, o trem só chegaria à cidade, em 1925, cerca de 70/72 anos depois, quando a produção do café já havia sido dizimada devido ao ataque por pragas.

O ramal de Bananeiras teve seu primeiro trecho entregue em 1910, e chegou a Bananeiras somente em 1925. Foram 15 anos para entregar 35 quilômetros da ferrovia chamada E. F. Independência ao Picuhy e que jamais chegou a ser concluída. O trecho de 35 quilômetros que deveria fazer a ligação entre Bananeiras e Picuhy nunca foi construído.

Inaugurada pela Great Western do Brasil, destaca-se a construção de um túnel na Serra da Viração com 202 metros de extensão, perfurado na pedra maciça, durante o governo de Solon de Lucena. Em 1966, a linha férrea foi desativada e em 1970, o ramal foi suprimido pela RFFSA.

Posteriormente, a estação foi transformada na Pousada da Estação, não perdendo sua arquitetura externa da época, apenas sofrendo uma leve alteração na cor da fachada. Uma outra parte funciona como restaurante, que passou a ser o primeiro restaurante boutique da região.

Um detalhe a se atentar é que o cliente pode almoçar, e se quiser, pode adquirir alguma peça do restaurante, pois, tudo que está dentro do estabelecimento está disponível à venda. A antiga estação é cercada pela natureza e fica no coração da cidade. Os visitantes se hospedam e se alimentam na nostalgia, levando a um resgate histórico de uma cidade do século passado.

 

Fontes:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/paraiba/bananeiras.htm

https://www.flickr.com/photos/hellohellenn/6043600332/

http://br.geoview.info/fachada_lateral_da_antiga_pousada_da_estacao_em_bananeiras_pb,70484384p

http://melevanamala.blogspot.com.br/2012/01/pousada-da-estacao-em-bananeiras-pb.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *