O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/07/2017

Américo Filho

Animador, ilustrador e grafiteiro.
Data de publicação: julho 26, 2017

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 8 de dezembro de 1988

Atividades artístico-culturais: animador, ilustrador e grafiteiro.

 

Américo Gomes de Almeida Filho, também chamado de “Meiacor”, se formou pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Artes Visuais, ainda em 2011. O artista visual produz suas artes voltadas para as áreas de animação, graffiti e ilustração. No emaranhado de sua poética há predominância dos questionamentos sobre o tempo em suas várias dimensões e a ideia de um mundo dividido em camadas.

“Pelo que me lembro, eu sempre desenhei. Quando criança, era viciado em desenhos animados e costumava brincar de desenhar com meu irmão Gustavo. Resolvi fazer Artes porque era o curso que mais se aproximava do que eu gosto de fazer”, disse para entrevista ao site Pigmum.

Além da sua produção particular, atualmente participa dos grupos de grafite “Acervo 03”, de ilustração “DIA” e de humor na internet “Humor Aquoso”, trazendo em cada um destes uma vertente do seu trabalho. Todos esses trabalhos, tanto pelo traço quanto pelas cores utilizadas, se aproximam muito dos quadrinhos e cartoon.

O pseudônimo “Meiacor” surgiu como necessidade de assinar seus grafites, atividade que surgiu em sua vida há uns seis anos atrás. O nome é nada mais que um anagrama de “Américo”.

Américo Filho vem participando de exposições de arte, individuais e coletivas, desde 2009. O currículo do artista traz as seguintes exposições individuais: Trivial, Programa Arte na Empresa, Energisa, João Pessoa, PB (2014), Ilusões em Preto e Branco, Aliança Francesa, João Pessoa, PB (2009). E de exposições coletivas: 1ª Bienal de Graffiti Paraíba, INSS, João Pessoa, PB; Salão de Artes Visuais do SESC, Galeria Centro de Turismo e Lazer SESC Cabo Branco, João Pessoa-PB (2014); Arte Visual Periférica na Paraíba, MAC- Museu Assis Chateubriand (UEPB), Campina Grande-PB (2013), Salão de Artes Visuais do SESC Cabo Branco, João Pessoa, PB; 3 Tempos, Galeria Archidy Picado (Funesc), João Pessoa, PB (2012); Integração 275, NAC (Núcleo de Arte Contemporânea), João Pessoa, PB; Gravuras, Casarão 34, João Pessoa, PB (2009); Integração 275, NAC (Núcleo de Arte Contemporânea), João Pessoa, PB (2008), e etc.

A mais recente foi a exposição “Espera”, que aconteceu na Galeria Archidy Picado, no final de março de 2017. Nela, Américo expõe pinturas em madeira que abordam a temática do tempo de forma onírica, representando esta grandeza física como corpo vivo que insiste em envolver o público a todo o momento.

Além das exposições, sejam individuais ou coletivas, Américo Filho também contribuiu com a ilustração de alguns livros da coleção “Primeira Leitura”, promovida pela Editora Patmos em parceria com a Usina Cultural da Energisa, que são livros em quadrinhos de grandes personalidades paraibanas. Ilustrou a edição de João Pessoa (2015), Anayde Beiriz, Horácio de Almeida e Zé da Luz, todos esses em 2016.

Em 2012, levou o prêmio de melhor Vídeo-poema no Concurso de Vídeo Poema Augusto dos Anjos (Funjope); em 2014, foi contemplado com o Prêmio Incentivo (Sesc-PB); e em 2016, recebeu o Prêmio Aquisição – Salão de Artes Visuais (Sesc-PB). Com sua caricatura “O voo da patativa” foi um dos vencedores da última edição do Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, realizado há quatro anos pela Funesc.

Américo Filho ainda mantém uma página no flickr com um pouco de seus trabalhos, para todos aqueles que querem ver e saber mais de suas obras.

 

Fontes:

https://www.facebook.com/events/240123706458197

http://funesc.pb.gov.br/?p=1918

http://www.pigmum.com/blog/entrevistagutoholandaemeiacor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *