Paraíba Criativa
  • Notícias
  • Agenda
  • Inventário
  • Colaboração
  • Contato
  • Quem Somos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

Inventário

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • X
  • Y
  • W
  • Z
  • Como Pesquisar
  • Metodologias
  • 2.000 registros

Como localizar o agente ou expressão inventariada

O foco de nossas pesquisas inventariantes é o artista, o criador, o responsável pela obra autoral. Registramos, então, neste Portal, o agente cultural nascido ou residente na Paraíba, que cria ou representa determinadas expressões artísticas, e suas obras; em textos e imagens.

Mas também inventariamos expressões da cultura material e imaterial que não possibilitam a identificação do autor, caso do conjunto histórico-arquitetônico, como igrejas, monumentos, casarios e demais construções antigas; equipamentos culturais, a exemplo de teatros, centros e espaços de arte e cultura, museus, associações, entre outros; festividades e eventos culturais; costumes, tradições, memórias, culturas populares e identitárias, além de outros bens.

Assim, tanto a localização do agente cultural como da manifestação sem identificação autoral é possível em função do segmento a que pertencem, conforme a lista da coluna à direita disposta nas centenas de páginas de nosso Inventário.

Mediante a grande quantidade de atividades artísticas e manifestações culturais da Paraíba, enfrentamos a desafiadora tarefa de realizar uma divisão taxionômica de todos os segmentos identificados que se mostrasse mais racional e coerente possível, de modo a evitar uma listagem muita extensa, com dezenas de tópicos. Decidimos por uma taxionomia que reúne 16 áreas, algumas delas com diferentes subáreas. O primeiro segmento, “Artes Cênicas”, por exemplo, reúne quatro diferentes tipos de expressões artísticas: circo, comédia, dança e teatro, enquanto que o segundo, “Artes Visuais”, aglutina 14 tipos de manifestações, como “Artes Plásticas”, “Atores”, “Cineastas”, “Fotografia” e “Quadrinhos”, além de outros. Contamos com outros oito segmentos que também possuem subtemas.

De qualquer modo, aconselhamos que o pesquisador de nosso site, em seus primeiros acessos, visite todos os segmentos, de forma a conhecer as subáreas de cada um deles.

Para uma procura mais rápida e objetiva de algum registro inventariado, digite o nome do agente ou da expressão cultural no botão “Pesquisar”, disposto acima e à direita também nas centenas de páginas do Inventário.

Metodologias do Inventário Cultural do Paraíba Criativa

Nosso inventário possui metodologia própria, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação do patrimônio cultural material e imaterial da Paraíba, tendo como pautas das pesquisas os agentes culturais do Estado e suas criações, objetos dos textos publicados neste site, acompanhados de suas respectivas galerias fotográficas.

A quantidade de bens culturais da Paraíba é gigantesca, de impossível mensuração, sendo que a cada dia identificamos novas expressões, fato que nos exige um exaustivo e contínuo trabalho diário, com avanços paulatinos, em esforços de “formiguinhas”. Porém, temos a satisfação de avançar cotidianamente, objetivando ser um dos maiores e mais completos sites sobre o mundo cultural de uma unidade federativa do Brasil.

Não realizamos pesquisas inventariantes frias e assépticas, evitando, assim, obter dados apenas quantitativos e descritivos, ineficazes para captar o espírito, emoções, perfis criativos e detalhes mais significativos do agente cultural pesquisado e suas criações.

No que tange às ações executivas de nosso inventário, inicialmente realizamos pesquisas de gabinete com coleta de dados em fontes secundárias: sites, blogs e redes sociais na internet, jornalísticos ou não, livros, jornais e revistas impressos; como também em fontes primárias: entrevistas com contatos por e-mail e telefone com produtores culturais e artistas responsáveis pela criação e reprodução das expressões imateriais, e com agentes conhecedores de bens materiais.

Também realizamos, de forma dinâmica e contínua, amplas e dinâmicas pesquisas de campo, com detalhadas observações in loco, importantíssimas e indispensáveis, mediante seus objetivos de registrar com textos, fotos e vídeos bens materiais e expressões imateriais de toda a Paraíba, inclusive aqueles já previamente identificados e inventariados nas pesquisas de gabinete. No caso, diferentes equipe s de nosso Paraíba Criativa se deslocam regular e intensivamente por diferentes regiões do Estado para realizar o intenso trabalho inventariante do Programa, prática, com custos cobertos pelo financiamento do Proext / MEC / SESu, que possibilita uma interpretação mais ampla e detalhada da realidade vivida pelos agentes culturais, de modo a evitar uma inventariação apenas formal e limitada, mas sim compreender a alma do lugar, os perfis e emotividades de seus agentes culturais.

No link “Colaboração” solicitamos que aos agentes culturais paraibanos, ou qualquer outra pessoa interessada na cultura da terra, preencha, e nos envie o formulário que registra suas informações inerentes ao seu trabalho, ou de alguma manifestação cultural relevante de seu conhecimento. Pretendemos, assim, contar com uma rede cooperativa de informação, indispensável diante do volume de pesquisas a ser realizado.

2.000 registros

Mediante a reformulação deste nosso Portal, publicado recentemente, a quantidade de agentes e bens culturais inventariados ainda se encontra um pouco limitada, apesar de já contarmos com cerca de dois mil produtos prontos para a publicação, os quais vem sendo inseridos diária e paulatinamente. Por outro lado, considerando-se que finalizamos novos inventários a cada dia, projetamos fazer com que tenhamos até o final do próximo mês de agosto quase três mil expressões publicadas.

Amazan

25 de novembro de 2015

′Naturalidade: Campina Grande – PB

Nascimento: 05 de outubro de 1963

Contatos: (83) 3335-3000 / 99907-3000

Site: www.amazan.com.br

Instagram: https://instagram.com/amazancantor

Atividades artístico-culturais: Acordeonista, poeta, cantor, compositor, apresentador, empreendedor e político brasileiro.

Discografia:

1989: Amazan Naturalmente;

1990: Amazan;

1991: Amazan De Canto a Conto;

1992: Amazan Diversos Cantos;

1992: O Melhor de Amazan;

1993: Em Cantos;

1994: Novos Cantos / Dez Poemas Engraçados – Vol I;

1995: Correnteza da Paixão;

1996: O Rei da Vaquejada;

1997: Forrojada;

1997: Os Vinte Maiores Sucessos de Amazan;

1998: De Olho na Calcinha;

1999: O Cantador de Vocês;

1999: Amazan Ao Vivo – Vol I;

2000: Sanfoneiro Nordestino;

2001: Forró Gostoso / Dez Poemas Engraçados – Vol II;

2002: Amazan Ao Vivo – Vol II;

2004: Viciado em Mulher;

2005: Forró do Bom

2006: Sanfoneiro Nordestino – Ao vivo (DVD VOL. 1);

2007: Felicidade / Dez Poemas Engraçados – Vol III;

2008: Amazan em Jardim ao vivo (DVD VOL. 2);

2009: 20 Anos de Chão;

2010: Grito de Paz;

2011: Pra Ficar no Grau;

2012: Só Alegria;

2013: Música Boa e Música.

2016: Aqui de Novo

2018: Forró das Vaquejadas

José Amazan Silva mais conhecido como “Amazan” nasceu em Campina Grande e foi criado em Jardim do Seridó no interior do Rio Grande do Norte. Desde criança já apreciava a poesia e a boa música nordestina. Começou a tocar com uma velha sanfona emprestada de seu primo Hamilton. O que parecia brincadeira de criança se tornou parte importante da vida profissional de Amazan.

Em Jardim do Seridó o artista viveu até os 19 anos, quando voltou para Campina Grande. Na Rainha da Borborema, por volta de 1984, conheceu o grupo de cultura nativa Tropeiros da Borborema, e a convite de Gerson Brito, seu Diretor, passou a ser tocador oficial do grupo. Como membro dos Tropeiros, Amazan teve oportunidade de mostrar a sua arte para vários estados brasileiros e até para a Europa, sendo o grupo uma vitrine para o seu trabalho e para uma mudança profunda na sua visão do mundo.

O seu fascínio pela música determinou definitivamente os caminhos pelos quais iria percorrer, e junto com dois outros integrantes formou “Os Três do Forró”, com quem gravou o seu primeiro compacto. Algum tempo depois este grupo se desfez e um novo trio foi criado, o “Festejo Nordestino”, e mais um compacto gravado. Era o início de uma definição profissional.

Em 1989, em carreira solo, Amazan grava o primeiro LP, “Naturalmente” e começa assim uma carreira de sucesso crescente. A poesia chegou primeiro na vida de Amazan e por volta dos doze anos escreveu o primeiro de uma série de cordéis. Escreveu e editou três livros, são eles: “Palavra de Nordestino” e “Nordeste em Carne e Osso” foram as suas primeiras empreitadas no mundo literário. No ano de 2009 ele lançou o seu terceiro livro, Humo Rimado.

Amazan fez várias apresentações no programa TV Xuxa da Rede Globo, onde participou de dois concursos de paródias onde sagrou-se campeão em ambas edições. Ainda na TV, a partir de 2011, Amazan apresentou semanalmente, o “Sala de Reboco”, programa musical recheado com o melhor da cultura nordestina, enriquecido com as apresentações dos grandes artistas que levantam a bandeira desta região. Exibido aos domingos pela TV Tambaú, afiliada do SBT no estado da Paraíba.

Amazan é amante do forró, enriquecido pelas raízes culturais que lhe deram suporte para buscar estabilidade e autenticidade, mas também pela responsabilidade de levar ao seu público uma cultura enraizada nos pilares nordestinos, com amor e respeito ao gênero musical sem recorrer a apelos agressivos. E nesse caminho, canta e conta as paixões, o pensamento e a cultura de um povo, sendo a música e a poesia um veículo mágico para transformar dificuldades e tristezas, e exaltar a alegria do canto e da dança.

As suas composições atestam a sua maturidade e a autenticidade de quem cresceu em contato com a típica condição nordestina, ouvindo cantigas que carregavam em suas letras a realidade do Sertão e o retrato genuíno da saga de pessoas que conhecia e eram personagens dessas histórias. Além de sua rica jornada no mundo da música e poesia, Amazan desponta como empresário, fabricando seu próprio instrumento ao criar a fábrica de acordeons Leticce, comercializada para os melhores artistas de todo o Brasil.

Também é ator, atuando como garoto propaganda da rede de lojas Armazém Paraíba e, em 2011 e 2012, foi o artista que comandou a campanha junina da Nova Schin veiculada em todo o país, onde toca sanfona e narra os contos engraçados.

Em janeiro de 2015 Amazan passou a exercer uma função pública. Trocando os palcos pelo gabinete. E a sanfona pela caneta. Amazan foi empossado no cargo de vice- presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), tornando-se assim, o segundo paraibano a compor o Governo do Rio Grande do Norte.

Amazan disputou a Prefeitura de Jardim do Seridó em 2012 pelo PSD, e voltou a disputar um mandato de deputado estadual na eleição passada. E agora terá que conciliar a carreira de artista, com as atividades públicas. Com 25 anos de carreira, trinta CDs gravados e quatro DVDs.  Amazan relembra “A partir dos oito anos de idade eu já estava aqui nesses caminhos no Seridó, com minha mãe, em busca da sobrevivência”.

O talento de Amazan fez com que ele deixasse para trás o trabalho duro na caatinga para assumir os palcos com sua sanfona. O artista declara “Eu sobrevivia carregando lenha. Não era uma vida fácil, a gente tinha as mãos calejadas da foice, do machado e das furadas do espinho da jurema”.

Conhecido como o “Poeta de alma cheia”. O artista representa com maturidade e autenticidade a cultura nordestina.

Fontes:

http://musicariabrasil.blogspot.com.br/2013/10/amazan-50-anos.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amazan

Amazan_9
Amazo_14
Amazon e sanfoneiros_14
Amazon_10
Amazon_11
Amazon_12
Amazon_14
Amazon_15
Amazon-16
Amazan_2
Amazan_3
Amazan_4
Amazan_5
Amazan_6
Amazan_7
Amazan_8
Amazan_1
Amazon_13
  • TODOS OS SEGMENTOS
  • Artes Cênicas
    • Atores
    • Circo
    • Comédia
    • Dança
    • Outros
    • Teatro
  • Artes Visuais
    • Artes Plásticas
    • Atores
    • Cineastas
    • Cinema
    • Desenho
    • Design
    • Escultura
    • Fotografia
    • Grafite
    • Gravura
    • Outros
    • Quadrinhos
    • Vídeo
  • Artesanato
    • Barro
    • Bordados
    • Brinquedos
    • Cerâmica
    • Couro
    • Crochês
    • Decoração
    • Moda e Acessórios
    • Outros
    • Rendas
    • Utensílios Domésticos
  • Bandas Marciais
  • Culturas Identitárias
    • Ciganas
    • Indígenas
    • Outras
    • Quilombolas
  • Culturas Populares
    • Cordel
    • Crenças e Religiosidades
    • Mestres
    • Outras
    • Repentistas
  • Edificações
    • Edificações Históricas
    • Edificações Religiosas
    • Edificações Urbanas
    • Equipamentos Culturais
    • Outras
  • Eventos e Festas
    • Carnaval
    • Circuitos Turísticos Culturais
    • Eventos Culturais
    • Festas Juninas
    • Festas Municipais
    • Festas Temáticas
    • Festividades Religiosas
    • Outros
    • Paixão de Cristo
  • Gastronomia
  • Literatura
    • Ficção
    • Outros
    • Poesia
    • Prosa
    • Romances
  • Memórias
  • Moda
  • Municípios
  • Música
    • Arranjadores
    • Bandas e Grupos Musicais
    • Cantores
    • Compositores
    • Instrumentistas
    • Maestros
    • Músicos
    • Outros
  • Patrimônio Natural
  • Personalidades
  • Produtores e Ativistas Culturais
  • Quadrilhas Juninas

Parceiros: