O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/05/2016

Amanda Miranda

Violinista e artista plástica. Um exemplo de vida e superação. Em 2014, expôs na Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, a sua coleção “Entre dois Mundos”.
Data de publicação: maio 11, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Atividades artístico – culturais: Violinista e artista plástica.

Amanda Miranda de Alexandria Leite, entre os amigos mais chegados é chamada de “Amandinha”. Ela é portadora da Síndrome de Down, e durante sua vida, graças ao acompanhamento com equipes multiprofissionais desenvolveu seu lado artístico. No decorrer de sua infância, Amanda fez natação, dança, desfilou para algumas grifes e se apaixonou pelo violino. Sua mãe, com muito amor, decidiu participar de todas as suas aulas de violino para diminuir sua resistência. Hoje, elas formam um belo e emocionante duo.

No ano de 2013, a artista junto com o seu professor de dança Leonardo Aires, fizeram uma belíssima apresentação no São João da Associação Paraibana de Equoterapia, na Boate da Caixa Econômica, em João Pessoa.

Em 2014, Amanda Miranda estreou nas artes plásticas com sua coleção “Entre dois Mundos”. Os quadros foram produzidos em alguns meses sob a orientação dos pintores Luís Fernandes e Elpídio Dantas.  Exposição aconteceu na Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, que fica localizada no bairro do Altiplano em João Pessoa.

Na oportunidade sua irmã, Raissa de Alexandria declarou “Já dizia Aristóteles que o objetivo da arte não é representar a aparência exterior das coisas, mas o seu significado interior. Através da graciosidade dos movimentos do corpo na dança, da melodia extraída das cordas do violino, das cores e formas aplicadas às telas, Amanda tem representado o seu interior harmonioso e belo. Sem nunca deixar de surpreender pelo potencial em expansão para o mundo artístico, ela descobriu na pintura uma atividade que lhe traz satisfação e alegria, bem como a faz se desenvolver ainda mais, efeito próprio da arte de enriquecer o artista”.

A artista participou no ano de 2015, na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), da programação da 13ª Semana Nacional de Museus. Amanda mostrou seu talento e dançou um autêntico forró nordestino, e o ritmo latino “bachata”, com o seu instrutor, e foi bastante aplaudida.

Em seguida, junto à sua mãe, Sueli Miranda realizou a apresentação de violino, e tocou sucessos de Luiz Gonzaga, Alceu Valença e até a Sétima Sinfonia de Beethoven. A mãe diz satisfeita: “Aprendi a tocar violino para poder incentivar e acompanhar a evolução da minha filha. Hoje ela já faz isso sozinha, dança, faz natação e ainda pinta quadros lindos. Não há limite para ela”.

Ainda no ano de 2015, Amanda participou do recital de Natal, na Nova Diagnóstica, e foi um momento único e especial para clientes e colaboradores da empresa.

A artista tem exposto sua arte e se apresentando musicalmente na FUNAD, e em diversos eventos. Amanda tem na sua mãe Sueli Miranda, uma amiga, uma colega dançarina e pintora. E que tem participado ativamente das suas atividades artísticas, incentivando e reforçando em casa os conhecimentos adquiridos nas aulas.  Amanda é um exemplo de vida e superação.

Fontes:

https://www.facebook.com/sueli.miranda.3382?fref=ts

http://m.jornaldaparaiba.com.br/vddv/materia_col.php?ID=27167&&caderno=colunistas&&entrada=14/12/2014

http://paraiba.pb.gov.br/governo-divulga-programacao-da-13a-semana-de-museus-na-capital/

http://paraiba.pb.gov.br/alunos-da-funad-participam-de-oficina-na-semana-dos-museus-na-capital/

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/violinista-amanda-miranda-se-apresenta-dentro-da-exposicao-entre-dois-mundos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *