O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/08/2015

Amália Monteiro

Ela desenvolveu a arte em fios há mais de vinte anos. No ramo da tecelagem artesanal fabrica roupas e acessórios utilizando como matéria prima o algodão colorido.
Data de publicação: agosto 24, 2015

Naturalidade: Campina Grande – PB

Técnica Artesanal: Manual, macramê e crochê.

Contato: (83) 9142-1320

Matéria-prima: Algodão colorido.

Peças produzidas: Roupas, bolsas, cintos, além de sandálias, toucas, tiaras, e demais peças.

Amália Monteiro desenvolveu a arte em fios há mais de vinte anos. No ramo da tecelagem artesanal ela fabrica roupas e acessórios utilizando como matéria prima o algodão colorido.

A artesã é bastante eclética e produz peças delicadas com características sustentáveis, comercializadas em conjunto ou separadamente.  Amália faz parte do grupo de 40 artesãs do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP). Em 2014 ela teve oportunidade de participar de uma consultoria com o internacional Renato Imbroisi, na Vila do Artesão em Campina Grande.

A consultoria foi uma oportunidade do designer interagir com os artesãos, aperfeiçoar as técnicas utilizadas pelas profissionais que atuam com crochê, fios e fibras, principalmente no interior do Estado, sejam em grupos ou em trabalhos individuais. Amália recebeu do designer orientações sobre aspectos administrativos e comerciais.

Ela enfatizou “Eu mesmo produzo minhas peças e tenho o auxílio de uma costureira, mas pretendo aprender aqui bem mais, aperfeiçoar o que sei e até utilizar o crochê para customizar minha produção. Queremos nos tornar referência para o próximo Salão em João Pessoa”, completou.

A artesã destacou ainda a importância do artesanato dentro de sua realidade, “Para mim o artesanato é tudo. Com ele conquistei minha autoestima, meu sustento, minha liberdade. Sinto-me muito útil”. Declara.

Ela produz peças únicas como conjuntos de peças, que estão disponíveis à apreciação turístico-cultural e à comercialização. O artesanato produzido por Amália pode ser encontrado na Vila do Artesão, em Campina Grande.

 

Fontes:

http://www.codata.pb.gov.br/apps/sisarte/servletlistageralpecas?acao=1503&id=1

http://www.paraiba.pb.gov.br/empreender-pb-disponibiliza-credito-e-incentiva-artesanato paraibano/#sthash.RtpJJKOO.dpuf

http://museu.uepb.edu.br/mapp/download/documentos/lista%20de%20artes%C3%A3os.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *