O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/01/2017

Alessandro Oliveira dos Santos

Músico, trombonista e professor. O paraibano desenvolve projetos de bandas marciais em escolas. Integra ainda o Grupo Brassil e a Filarmônica Pentecostal da Assembleia de Deus.
Data de publicação: janeiro 9, 2017

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 19 de fevereiro de 1985

Formação: Graduação em Música com Habilitação em Trombone (2005) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestrado em Educação Musical (2014) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Atividades artístico-culturais: Músico e trombonista

Atividades exercício-profissionais: Professor e bombeiro

Contato: (83) 3218-5743

Facebook: https://www.facebook.com/alessandro.santos.7393264

Alessandro Oliveira dos Santos teve o seu primeiro contato com a música no ano de 1997 quando foi criada, na cidade de Bayeux, a Banda Marcial Professor José Mendes, da Escola Senhor do Bonfim, onde ele cursava o ensino fundamental.

A irmã de Alessandro foi a primeira a ingressar na banda. “Ao vê-la nas aulas de música e nas aulas práticas, logo fiquei interessado em participar também”, contou o trombonista que também trabalha como bombeiro militar.

O músico desempenha intensa atividade como professor de trombone, eufônio e bombardino junto ao projeto de bandas marciais nas escolas municipais de João Pessoa e na Banda Filarmônica Pentecostal, da igreja Assembleia de Deus, na capital.

Em suas apresentações como solista interpretou canções como “Blue Topaz”, de Tommy Pederson com a Banda Sinfônica José Siqueira e Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba, “Eagle Hawk” ao lado de Radegundis Feitosa Nunes e James C. Labens (Canadá), além de executar o “Concerto para Dois Violinos em Ré Menor”, de J. S. Bach, juntamente com Sandoval Oliveira.

Em março de 2012 passou a integrar o Grupo Brassil. O quinteto de metais e percussão é formado por professores da UFPB e da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). O conjunto tem grande relevância no cenário musical paraibano e nacional.

O artista participou de vários festivais nacionais e internacionais onde teve Master Classes com importantes nomes do trombone como Christian Lindberg (Suécia), James Lebens (Canadá), Verner Schrietter (Alemanha), Nathaniel Brickens e Don Lucas (EUA), Jacques Mouger (França), Vern e Jane Kagarice (EUA); entre outros.

Alessandro Oliveira dos Santos tem experiência na área de Artes, com ênfase no repertório de Trombone Baixo e Tenor aplicado à Música de Câmara.

Fontes:

http://www.escavador.com/pessoas/5517657

http://www.ccta.ufpb.br/sexteto/index.php/historico/22-sintese-curricular-dos-integrantes

http://www.ajupm.com.br/noticia.php?ajupm=MjY5MQ==

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *