O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/12/2016

Alberto Lucena Júnior

Artista plástico e desenhista de cinema de animação. O autor do quadrinho do super-herói O Imortal, também produziu filmes e publicou livro sobre a arte da estética na área cinematográfica.
Data de publicação: dezembro 5, 2016

Naturalidade: Patos – PB

Nascimento: 17 de setembro de 1962

E-mail: albertolbj@yahoo.com.br

Atividades artístico-culturais: Artista plástico e desenhista de cinema de animação.

Atividade exercício-profissional: Professor de Artes Visuais.

Formação: Graduação em Medicina Veterinária (1985) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestrado (1999) e Doutorado (2012) em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Exposições: O Vapor Alado Seduz o Pássaro Fechado à Chave (1986); A Fertilização do Pensamento (1987); Arte Atual da Paraíba (1988 e 1990).

Livros: Surrealismo na Arquitetura (1995); Arte da Animação: Técnica e Estética Através da História (2005).

Alberto Lucena Barbosa Júnior começou sua relação com o universo artístico ainda criança, quando já demonstrava habilidade com o desenho. Aos 10 anos de idade entrou no curso de extensão em artes plásticas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na década de 1970, publicou a história em quadrinho do super-herói O Imortal, de sua autoria, no suplemento O Pirralho, do jornal A União. Naquele mesmo período produziu três filmes de animação em câmera Super 8. Em 1978, lançou “Uma História de Amor”, animação 3D com massa de modelar. No ano de 1979, foi a vez de “Amor Ecológico”, no mesmo formato do anterior e “Festa de Despedida”, um desenho que não foi concluído.

Nos anos de 1980, atuou como artista plástico e animador nos mercados da pintura e no publicitário. Em 1992, organizou o I Festival Nacional de Cinema de Animação e o Seminário Nacional Cultura e Tecnologia da Imagem, em 1995. Na mesma época publicou o livro “Surrealismo na Arquitetura”.

Em 1993, passou a integrar o quadro de professor-pesquisador do Departamento de Artes Visuais da UFPB. Entre os anos de 1996 e 1999, durante o mestrado fez animações para demonstrações técnicas e estéticas, chegando a se envolver na pré-produção de um longa-metragem computadorizado chamado “Galileu”, que seria uma continuação do filme “Cassiopeia”, do diretor paulista Clóvis Vieira.

Em 2005, lançou o livro “Arte da Animação: Técnica e Estética Através da História”. A obra percorre do passado da animação até os anos futuros, onde a área será altamente promissora e potencializada pelas tecnologias da computação gráfica.

Alberto Lucena Júnior coordena a produção das ilustrações de um atlas de anatomia humana. Além disso, está em fase de estudos de temas para a produção de filmes documentários sobre a Paraíba. É responsável pela elaboração do projeto de criação do Bacharelado em Belas Artes da UFPB, com habilitações em artes 2D, artes 3D, cinema de animação e multimídia.

Fontes:

http://www.escavador.com/sobre/1469830/alberto-lucena-barbosa-junior

http://www.editorasenacsp.com.br/portal/produto.do?appAction=vwProdutoDetalhe&idProduto=19700

Entrevista/Inventário/Paraíba/Criativa/Alberto/Lucena/Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *