O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/09/2021

Aku Rosenqvist

Aku Rosenqvist é artista visual, fotógrafo e educador.
Data de publicação: setembro 6, 2021

Naturalidade: Forssa – Finlândia // Radicado em João Pessoa

Data de nascimento: 17 de abril de 1983

Atividades artístico-culturais: Artista Visual, fotógrafo e educador

Instagram: https://www.instagram.com/akurosenqvist/ 

Facebook: https://www.facebook.com/alastonkaraoke

Aku Rosenqvist é natural da cidade de Forssa, na Finlândia, porém em 2010 veio para o Brasil, e desde 2014 reside no estado da Paraíba. Ele é artista visual, fotógrafo e educador. Como fotógrafo teve uma vasta experiência na cidade de São Paulo-SP com fotografia comercial e segue atualmente com trabalhos autorais, pesquisas de processos alternativos, assim como ministra cursos da área.

A sua relação com a arte ele revela que vem desde criança por estar inserido em um ambiente que sempre o impulsionou para estudar as diversas manifestações artísticas, as quais sempre se interessou. Já em relação à fotografia ele diz que sempre considerou a fotografia como uma arte ‘fácil’ por acreditar que você capta algo que já está presente ali, o que caracterizava o seu desinteresse, porém era a partir de uma rebeldia de não seguir o “caminho de seu pai”. O pai de Aku foi fotógrafo amador, possuía laboratório em sua casa e revelava os próprios filmes. Mas hoje em dia, ele afirma que fotografa com qualquer coisa, digital, analógico, o que tiver, ele utiliza.

“Primeiro, entrei em outras artes para depois chegar na fotografia, algo mais moderno”, declara Aku.

Ao ser questionado sobre o processo de criação, ele afirma que quando fotografa nunca olha as suas fotos no dia que as tira, isso porque faz do processo que ele se habituou do analógico para o digital. Além disso, ele explica sobre a etapa de revelação, já que possui um laboratório em casa de revelação dessas fotos e dá ênfase ao interesse em ministrar Workshops de revelação, fazer com que as pessoas dessa geração detenham esse hábito de revelar as fotos. Ele revela: “Como eu falo que gosto muito de processo, esse tempo é fundamental nisso. Você aprende a refletir sobre a imagem e isso cria que você tenha muito mais certeza na hora que você tá fotografando alguma coisa”.

Aku também se dedica a outras formas de manifestações artísticas, entre elas a pintura, a escrita e é aprendiz em tatuagens.

Jaqueline Rodrigues

Fontes: 

Perfil de Aku Rosenqvist, “Por enquanto tudo é para sempre”: as facetas da arte de Aku Rosenqvist, Adailson Paiva, Aléssia Guedes, Grace Kelly, Jaqueline Rodrigues e Rayssa Beatriz.

https://www.arttere.com.br/artistas/1750/aku-rosenqvist 

Imagens: Reprodução/Instagram – @akurosenqvist / @passaroquenaoaprendeuvoar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *