O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 13/11/2015

A Poeira dos Pequenos Segredos

Filmado no Congo, no Cariri paraibano. É um projeto patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) com roteiro de Bertrand Lira, que estreia na ficção.
Data de publicação: novembro 13, 2015

Paraíba – Brasil

Gênero: Ficção

Diretor: Bertrand Lira

Produtor: Heleno Bernardo

Fotografia: João Beltrão

Montagem: Ely Marques

Elenco: Nanego Lira e Verônica Sousa

Ano: 2012

Duração: 20m

Filmado no Congo, no Cariri paraibano. A poeira dos Pequenos Segredos é um projeto patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) com roteiro de Bertrand Lira que estreia na ficção, depois de uma longa carreira em documentários.

O enredo, adaptado para um curta-metragem de aproximadamente 20 minutos, é um drama existencial de um casal, residente da Zona rural, hipnotizado pelo mistério do mundo. O marido gasta o tempo viajando, no intento de desvendar esse mistério, ou ao menos de compreendê-lo. A mulher, sem entender o que se passa, conformada ou não, fica em casa à espera de seu retorno.

As viagens se tornam cada vez mais frequentes e mais longas e os intervalos, em casa, cada vez mais breves. Até que, um dia, tudo para, depois de sua viagem mais longa, ele retorna e confessa à mulher que não faz sentido fazer o que fazia; tentar retirar “a poeira dos pequenos segredos” porque vai sempre haver mais segredos escondidos no mundo, e o processo é interminável.

O curta é baseado no conto homônimo do escritor paraibano Geraldo Maciel, constante do livro “Inventário de pequenas paixões” (Manufatura, 2008). O filme aborda questões universais, com as ações marcadas pela sutileza de olhares e pequenos gestos, discutindo a relação do homem com o seu meio, seus conflitos existenciais e o imaginário que ele constrói do mundo que existe além dos limites de seu habitat.

Na realização do curta-metragem, foi utilizada quase que 100% da mão-de-obra local, mantendo e ampliando, desta forma, o espaço para o exercício didático-pedagógico com atores, diretores, produtores e técnicos de todos os domínios de uma produção audiovisual, da fotografia e o som, passando pela arte, figurino, edição, até a finalização.

Fontes:

http://filmow.com/a-poeira-dos-pequenos-segredos-t92404/ficha-tecnica

http://portacurtas.org.br/filme/?name=a_poeira_dos_pequenos_segredos

http://caririfoco.blogspot.com.br/2012/06/filme-poeira-dos-pequenos-segredos-tem.html#axzz3r7iE0dxN

http://imagensamadas.com/tag/a-poeira-dos-pequenos-segredos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *