O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/07/2022

Minervina Ferreira

Minervina Ferreira é natural de Cuité, no Curimataú paraibano e foi uma experiente  repentista e cantadora de viola.
Data de publicação: julho 11, 2022

Naturalidade: Cuité-PB

Nascimento: 30 de agosto de 1946 // Falecimento: 27 de abril de 2023 (Campina Grande – PB)

Atividades artístico-culturais: repentista, cantadora

Atividade exercício-profissional: pedagoga

Instagram:  @minervinaferreirasc

Minervina Ferreira é natural de Cuité, no Curimataú paraibano e foi uma experiente repentista e cantadora de viola. Seu nome de batismo é Minervina da Silva Costa, herdando o ‘Ferreira’ da profissão do pai, que era ferreiro. Na infância e juventude, teve poucas chances de estudar, pois precisava ajudar a família na agricultura; mesmo assim, trabalhou também como professora primária e agente de saúde em Cuité. Consciente de seu papel como artista popular, ela imprimia em seus versos temas sociais e reflexões sobre a condição das mulheres, além de promover eventos nos quais as mulheres violeiras assumem o protagonismo de sua arte.

Residente de Cuité, Minervina Ferreira, foi uma das repentistas mais experientes, sobrinha de cantador, que enfrentou na família, sérios preconceitos para levar adiante a profissão de cantadora.

Consciente de seu papel enquanto artista, a poetisa procurava imprimir em sua obra temas sociais, principalmente a condição da mulher, indignada com o modo como os cantadores tratam as repentistas, organizou juntamente com a amiga Maria Soledade, cinco encontros de mulheres repentistas a fim de tornar pública as vozes das violeiras, que às vezes não tem o devido espaço reconhecido na arte em que atuam, com isso busca fortalecer essa profissão belíssima, divulgando o seu trabalho e de outras repentistas.

Poucas são as mulheres que enveredam pelos caminhos da cantoria de repente. Esse tema chegou a ser objeto de estudo para a tese de mestrado “Mulheres de Repente: Vozes Femininas No Repente Nordestino”, defendida pelo pesquisador Laércio Queiroz de Souza (UFPE).

O pesquisador cita que cordelistas, cantadores, emboladores,  desafiam este universo tradicionalmente masculino e transformam motes com suas métricas perfeitas que nada deixam a desejar a muito velho cantador. “Essa expressiva presença, algumas vezes mimetizada, não busca ocupar o espaço do outro, porém e principalmente, ocupar o seu próprio espaço antes vazio”, avalia.

Minervina também desenvolveu  trabalho comunitário junto à Igreja Católica. Casada e mãe de seis filhos, todos sabem rimar, mas nenhum é cantador de profissão.

Minervina faleceu dia 27 de abril de 2023 em Campina Grande – PB, em decorrência de problemas cardíacos.

Sandra Vasconcelos

Fontes :

https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/projeto-de-poesia-popular-comemora-aniversario-trazendo-arte-e-cultura-nordestina-aos-espectadores

https://paraiba.pb.gov.br/noticias/de-repente-na-rede-integra-festival-pretitudes-e-traz-vozes-de-cantadoras-negras

https://www.instagram.com/minervinaferreirasc/

https://portalcorreio.com.br/projeto-de-repente-no-espao-rene-poetisas-em-comemorao-ao-ms-da-mulher/

http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conages/2015/TRABALHO_EV046_MD1_SA4_ID1588_17052015181023.pdf