O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/02/2022

Afonso Gadelha

Afonso Gadelha é um cantor, compositor e instrumentista de música popular brasileira.
Data de publicação: fevereiro 12, 2022

Naturalidade: Sousa-PB

Nascimento : 27 de Maio de 1962

Atividades artístico-culturais: Compositor, cantor e instrumentista

Spotify: https://open.spotify.com/artist/7klm0Uk4sp9XLMCZGk3DgS 

Facebook: https://www.facebook.com/afonso.gadelha.1

Afonso Gadelha iniciou sua carreira aos 16 anos de idade, tocando em bares de sua cidade natal.  Mas seu envolvimento com a música vem  desde a infância, quando aos seus 4 anos ele tocava triângulo em um grupo formado pela irmã Glorinha Gadelha e mais dois irmãos, no Cine Moderno, em Sousa, no interior da Paraíba. Aos 8 se mudou com a família para João Pessoa, onde vivia cercado por músicos, entre eles o primo Zé Ramalho, Vital Farias, Elba Ramalho e Cátia de França ; antes dos quatro se tornarem artistas famosos reconhecidos no país. 

Aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou teoria musical com Sivuca e Nelson Macedo,  apresentou-se em shows de Sivuca, esposo de sua irmã, onde firmou parceria com o mesmo. Além de Sivuca, ele ainda contou com a colaboração de Paulinho Tapajós, Cacaso, Glorinha Gadelha e Pepeu Gomes, em canções gravadas por Amelinha, Maria Creuza, Quarteto em Cy, Marinês e Sua Gente, Pepeu Gomes, Glorinha Gadelha, Terezinha de Jesus e Grupo Forró Forrado. No Rio, Afonso Gadelha deu continuidade ao trabalho de compositor. Foi um período fértil, são daquela fase as músicas como: “Músicos e Poetas”, “Feliz pro Ano Inteiro”, “Onça Caetana” e “Quadrilha do Bacurau”, que passaram a fazer parte do repertório de Sivuca. Elba Ramalho gravou o xote Amor é lindo e Gadelha tem hoje algo em torno de 100 composições.

Em 1989, quando estava indo morar em Brasília, Gadelha gravou Pra nunca mais esquecer, o primeiro disco. Depois vieram outros cinco. Na base do xenhenhém é o sétimo título de sua discografia. O repertório, com nove faixas, tem parcerias do músico com Climério Ferreira, Túlio Borges,Wagner Malta, Jessier Quirino, Vicente Sá e Daniel Sobreira, e traz músicas como “Mulher tipo Marie Claire”, “Nã”,  “Tentação”, “A franja do cão”, ‘Panela quente”, “O tiziu”, “Enxerida no contexto” e “Vem não”.

Músico profissional há quase 40 anos, o cantor, compositor e instrumentista lançou em 2019 o CD “Na base do xenhenhém”, com direito a show no Espaço Cultural do Choro. A música que marcou o início da carreira de Gadelha foi na Cidade de Conde, na Paraíba, e teve como intérprete a cantora Terezinha de Jesus. 

Seu parceiro e produtor do disco, Daniel Sobreira, foi uma sugestão de Túlio Borges. Nos acompanhamentos, Afonso Gadelha contou com músicos que dividiam a cena com ele nos shows. Estar no palco do Clube do Choro, um espaço em que a música de qualidade é tratada com respeito, é um privilégio para todo artista, afirma.

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes:

https://dicionariompb.com.br/artista/afonso-gadelha/

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2019/06/04/interna_diversao_arte,760028/o-xenhenhem-de-afonso-gadelha.shtml

https://www.facebook.com/afonso.gadelha.1