O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/08/2021

Lua Lacerda

Lua Lacerda é estudante do curso Bacharelado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, dedica-se também às atividades de escrita e pesquisa.
Data de publicação: agosto 24, 2021

Naturalidade: Cajazeiras – PB / Radicada em João Pessoa – PB

Nascimento: 2000

Atividades artístico-culturais: Escritora e Poetisa 

Formação: Graduanda em Jornalismo

Facebook: https://www.facebook.com/luana.brito.lacerda 

Instagram: https://www.instagram.com/lua.lac/  

Luana Lacerda, mais conhecida por Lua Lacerda, é estudante do curso Bacharelado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, dedica-se também às atividades de escrita e pesquisa. É autora do livro de poesias intitulado “redemunho” publicado pela Universidade Federal da Paraíba no ano de 2020, assim como já teve alguns textos publicados no suplemento literário Correio das Artes, do Jornal União. Ela é natural da cidade de Cajazeiras – PB e reside na cidade de João Pessoa – PB. 

A entrevistada conta como o interesse pela escrita surgiu, relatando que na sua infância, a escola que frequentava na zona rural do interior da Paraíba possuía uma biblioteca minúscula. Apesar do gosto pela leitura, os livros eram poucos, o que a fazia revisitar leituras antigas. Dessa forma, ela foi levada a escrever as suas próprias histórias porque assim poderia ter o que ler. Ela diz que sua memória é curta, mas que recorda-se de seus diários e desde então já se via escrevendo em versos. 

“Nas aventuras proporcionadas pela leitura, a poesia sempre me despertou mais interesse do que qualquer outro gênero literário” conta, Lua. 

Sua história com a cultura paraibana, iniciou-se no ano de 2018 com participações em saraus no sertão e litoral do estado da Paraíba. A partir disso, passou a produzir produções literárias e poéticas.

O livro publicado “redemunho” pela Universidade Federal da Paraíba é resultado da trajetória sócio histórica entre o sertão e o litoral do estado. Ela diz que isso é pertencente ao caminho que a mesma fez mas que ao mesmo muitos continuam fazendo, como consequência de um caminho interior. No qual, esse processo provoca transformações subjetivas.

Ela continua dedicando-se à escrita criativa, e também pesquisa sobre feminicídio na mídia paraibana, como estudante de jornalismo.

Jaqueline Rodrigues

Fontes: 

Entrevista com Lua Lacerda feita por Jaqueline Rodrigues.

Imagens:

Reprodução/Instagram – @lua.lac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *