O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 19/08/2021

Djailma Mendes

Poeta e escritora, a literatura na vida de Djailma Mendes teve início ainda quando vivia em sua terra natal, Pirpirituba.
Data de publicação: agosto 19, 2021

Naturalidade: Pirpirituba-PB

Atividades artístico-culturais: Poeta e escritora

Obras Literárias:

  • Vó Preta (2020 / Editora Popular Venas Abiertas)
  • Milagrinhos (2021 / Editora Letras Virtuais)
  • Conta-Gotas (2021 / Editora Letras Virtuais)

Instagram: @djailma.mendes

A literatura na vida de Djailma Mendes teve início ainda quando vivia em sua terra natal, Pirpirituba (“a cidade dos juncos”), no agreste da Paraíba.

Foi na terra umbilical, entre as paredes que contam histórias, provando os doces de minha Vó Doça, carregando lanterninhas nas procissões, ariando panelas, dançando para as tanajuras, tomando banho de chuva… que a Literatura fez morada em meu corpo pequeno e me fez grande, me fez feliz“, afirmou Djailma.

Em 2020 publicou seu primeiro conto: “Vó Preta“, pela Editora Popular Venas Abiertas e em 2021 o conto “Milagrinhos“ pela Editora Letras Virtuais. No mesmo ano e pela mesma editora lançou seu livro “Conta-Gotas“, que para ela “é o laço do tempo das minhas memórias e das memórias que crio como boa fingidora que sou“.

Como muitos nordestinos, Djailma também migrou rumo ao Rio de Janeiro. Em suas palavras “Foi um corte profundo, uma cisão, mas na mala, além de saudade, carregava o cheiro, as gentes, os sabores e os saberes do lugar onde fui e onde sempre sou criança. Prenche de textos, virei sede, só sede, toda a sede, inundei-me de uma fonte de inspiração que nunca seca. Volto sempre aos grandes goles, ao meu conterrâneo Ariano Suassuna. Nele encontrei minha Nordestinidade, o meu lugar“.

Em seus planos futuros planeja criar uma “ponte aérea-literária“ entre Pirpirituba-PB e Itaperuna-RJ em parceria de sua amiga e também escritora Lu Rodrigues.

Jonas do Nascimento

Fonte:

Entrevista com Djailma Mendes feita por Jonas do Nascimento dos Santos em 30 de julho de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *