O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

57% dos Projetos para Agricultores Financiados no Brasil foram na Paraíba

Foto: Feira de Jaguaribe/Israela Ramos

Segundo levantamento do Banco do Nordeste (BNB), de acordo com dados do Banco Central, a Paraíba foi o estado brasileiro que mais financiou projetos para agricultores familiares no Brasil até maio de 2018, esses dados foram apresentados em um webinar promovido pelo Fórum dos Secretários de Estado da Agricultura Familiar do Nordeste.

O estado concentra 57% das propostas executadas pela linha de crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) Agroecologia, que atua no incentivo ao investimento em sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos, em todo o país.

Foram 1.057 projetos executados em todo o Brasil pelo Pronaf Agroecologia, até maio de 2018. Na Paraíba, foram 601 projetos. O segundo estado com mais projetos foi o Rio Grande do Sul, que teve 135 projetos financiados pela linha de crédito.

Conforme a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), 96,3 mil famílias do estado recebem o acompanhamento de instituições responsáveis pela execução de políticas públicas voltadas ao setor rural. O Pronaf Agroecologia é operado na Região Nordeste pelo BNB. O gerente executivo da superintendência estadual do banco na Paraíba, Keke Rosberg, explica que a principal estratégia adotada pelo BNB no estado é a divulgação da linha de crédito com parceiros, além da participação em atividades para conhecer as necessidades do setor rural.

“Uma prática que estabelecemos, desde 2013, tem sido a aproximação nos eventos e ações com a Empaer. Discutimos juntos os temas relacionados ao produtor rural e ao longo dos anos fomos aprimorando as informações, com elaboração de cartilhas, realização de palestras de georreferenciamento. Isso fez com que o estado melhorasse em quantidade e qualidade nos projetos e no crédito”, disse.

Por Israela Ramos com G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *