O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Quem Somos

Quem Somos

Nosso Paraíba Criativa – a cultura paraibana no mundo da economia criativa é um Programa de Extensão do curso de graduação em Turismo, do Centro de Comunicação e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), classificado pelos editais do PROEXT 2013, 2014, 2015 e 2016, do MEC – Ministério da Educação / SESu – Secretaria de Ensino Superior, organismo do Governo Federal que, portanto, financia nossas ações, cujo escopo é fomentar as produções culturais do estado da Paraíba, visando sua inserção na cadeia produtiva da economia da cultura do Estado, conforme as diretrizes da economia criativa.

Paraíba Criativa é composto por quatro Projetos, desenvolvidos de forma independente em termos de execução operacional, porém interligados entre si para que alcancemos os objetivos do Programa.

1 – Este Portal Eletrônico alocado na Rede Mundial de Computadores (WEB), com registro da produção cultural paraibana identificada pelo grande inventário das expressões artísticas e culturais paraibanas, já reconhecido como um dos mais completos e abrangentes do país, disponível à consulta pública de forma gratuita.

Nosso Portal também publica, de forma dinâmica, um conteúdo atualizado diariamente pautando notícias sobre a cultura e o turismo da Paraíba, agenda cultural do Estado e nossas ações executivas, além de ser um canal de comunicação interativo com os agentes culturais paraibanos, denominação genérica que atribuímos a todas as pessoas envolvidas em arte e cultura, dos mais diversos segmentos: artistas, produtores culturais, coordenadores ou diretores de grupos, artesãos, membros de associações, ONGs organismos públicos e privados e demais entidades de fomento à cultura paraibana, jornalistas, pesquisadores, entre outros, inclusive o público em geral interessado no segmento.

2 – Inventário Cultural da Paraíba, com identificação, mapeamento, diagnóstico, catalogação, classificação e interpretação e registro neste website das peças materiais e expressões imateriais do Estado (ver no link “Inventário” os segmentos e seus respectivos subtemas, assim como nossa metodologia de inventariação. Tal atividade possui especial significado para nosso Paraíba Criativa, ao nos proporcionar identificar os bens culturais do Estado com potencial para fazer parte nos circuitos da economia criativa, podendo contar com o apoio de nossa Agência de Produção Cultural, outro Projeto de nosso Programa, conforme a descrição do próximo tópico. Ver no link específico do inventário suas metodologias de elaboração e formas de consulta. Temos também o link “Colaboração”, destinado a receber informações de agentes culturais sobre seu trabalho, ou de alguém, ou expressão cultural, de seu conhecimento, um sistema, portanto, para dinamizar nosso Inventário, de forma interativa.

3 – Paraíba Criativa – Agência de Produção Cultural, projeto a ser implantado no próximo mês de setembro, data em que terá link próprio neste Portal, no formato de incubadora universitária, porém com perfil executivo de Bureau Criativo, com a função de assessorar gratuitamente os agentes culturais paraibanos, conforme o direcionamento basilar de nosso Programa: fortalecer as cadeias produtivas artístico-culturais da Paraíba de acordo com as diretrizes da economia criativa.

4 – Planejamento, organização e execução de eventos culturais, nos segmentos da economia criativa, estando previsto para este ano de 2015, na segunda quinzena do mês de novembro, a realização do I Salão Paraibano de Artes Criativas, numa linguagem inovadora.

 

Princípios e objetivos do Paraíba Criativa

O ideário de nosso Programa é contribuir, substancial e pragmaticamente, com ações direcionadas pelos parâmetros da economia criativa, para que as criações artístico-culturais da Paraíba tenham maior valor econômico, sejam iniciativas para gerar emprego e renda, como um vetor para o desenvolvimento sustentável do Estado. Acreditamos que a arte e a cultura da terra não devem se acomodar mediante o domínio dos produtos da indústria cultural, mas ocupar maiores espaços no mercado de consumo cultural. Por isso, o conjunto das diferentes ações do Paraíba Criativa, voltadas para a resolução da crônica falta de recursos que tanto cerceia e desmotiva os agentes culturais da terra (produtores, artistas, grupos, associações e pessoal técnico dos organismos oficiais de fomento à cultura e o turismo), que trabalham individualmente ou em grupo, de todos os segmentos, que não contam com recursos próprios para investir nas suas criações, sobrevivendo na dependência do assistencialismo estatal. De outro lado, há as expressões imateriais que não dependem de investimentos financeiros, tradições, memórias, saberes, ofícios e fazeres que coexistem de forma natural no cotidiano, sem ter qualquer objetivo de serem vistos ou reconhecidos pelo público, mas devem ser registrados, ou mesmo inseridos no circuito da economia da cultura, de modo a contribuir com o avanço socioeconômico de suas comunidades, além de valorizar o patrimônio cultural da Paraíba, fomentar a rica cultura histórico-memorial e histórico-identitária do homem da terra, contribuindo para sua preservação e garantindo seu conhecimento por gerações futuras.

Pensamos na identificação e registro do mundo cultural da Paraíba também como expressões de interesse turístico-cultural, questão que tanto se enquadra nas diretrizes da economia da cultura criativa.

Equipe executora

O Paraíba Criativa é desenvolvido por uma equipe acadêmico-profissional multidisciplinar, formada por docentes e alunos dos cursos de turismo e jornalismo, tendo com o coordenador o professor André Piva, doutor em Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), docente da UFPB desde 1988, reconhecido como o fundador da graduação em turismo da UFPB, curso iniciado em março de 1998, pioneiro, na Paraíba, em pesquisas e estudos sobre economia criativa. A vice coordenação de nosso Programa, é exercida pela professora Zulmira Nóbrega, também doutora em Cultura pela UFBA.

Outros cinco docentes e 22 estudantes, 15 bolsistas e sete voluntários, de turismo e jornalismo, completam a equipe do Programa.

Apoio aos agentes culturais paraibanos e parcerias

Mediante seu direcionamento basilar, nosso Paraíba Criativa apoia os agentes culturais paraibanos, conforme suas necessidades: execução de projetos, inclusive para concorrências em editais, marketing cultural, planejamento, organização e execução de apresentações artístico-culturais, entre outras ações.

Entretanto, de modo a ter uma ação mais direta, contínua e completa, devidamente situada nos parâmetros da economia criativa, atende, em sistema de parceria, quatros instituições: Associação Cultural Pisada do Sertão, do município de José de Moura, localizado no Alto Sertão Paraibano; e as importantes entidades da capital João Pessoa: Balaio Nordeste, Escola Viva Olho do Tempo e Fundação Espaço Cultural.