O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

MinC fornecerá apoio técnico a municípios candidatos à Cidade Criativa da Unesco

O governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), irá oferecer, pela primeira vez, apoio técnico para os municípios brasileiros que queiram integrar à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. O programa tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Nesta terça-feira (31), foi publicado no Diário Oficial da União(DOU) o edital para seleção de cinco cidades brasileiras que vão receber consultoria para a elaboração do dossiê de candidatura. As cidades devem informar a área temática de sua preferência, que tenha significado na cultura e economia locais. As opções são o artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas ou música. As inscrições estarão abertas de 15 a 30 de agosto.

Rede

A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi fundada em 2004 e as cidades que a integram têm a responsabilidade de compartilhar conhecimento, bem como experiências, mutuamente; formar parcerias com a sociedade civil, setores públicos e privados; incentivar programas e redes de intercâmbio profissional e artístico; desenvolver pesquisas, estudos e divulgações para a ampliação do conhecimento sobre a Rede e as atividades realizadas.

Para ser uma das cidades integrantes, as candidatas passam por um processo seletivo feito pela Comissão de Avaliação da Unesco.  O projeto de candidatura deve ter claramente e de forma prática o compromisso, a capacidade e a disposição do local para a contribuição aos compromissos da Rede de Cidades Criativas. O plano de ação apresentado deve ser realístico, com detalhes de iniciativas, políticas e projetos a serem executados durante os quatro anos seguintes à admissão ao programa.

Atualmente, 180 cidades de 72 países fazem parte da rede, entre elas, oito cidades brasileiras já são consideradas Cidades Criativas pela UNESCO: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR) no do design; João Pessoa (PB), artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), música; e Santos (SP), cinema.

Criatividade Paraibana

João Pessoa é a única cidade brasileira na categoria artesanato e artes folclóricas. Eleita em 2017, a expectativa é que a capital paraibana passe a ser um destino turístico em razão do artesanato. O projeto chave da candidatura, Sereias da Penha, promove oficinas de capacitação para artesãs locais que trabalham com escamas de peixe e conchas de marisco, que, antes, eram descartadas.

 

Com informações de :

Assessoria de Comunicação

Ministério da Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *