O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/09/2023

Valmir Neves

Poeta.         
Data de publicação: setembro 11, 2023

Naturalidade: João Pessoa – PB                                                  

Nascimento: 1969                                                                  

Atividade artístico-cultural: Poeta                                            

Obras Literárias: Temporais de espelhos; Haicai                                                    

Premiações: 5 vezes vencedor do Festival de Poesia Encenda do Sesc PB

O poeta pessoense Valmir Neves, também atua como corretor de imóveis desde 1990 e vem trabalhando com poesia em parcerias com artistas visuais, escritores, atores e diretores de teatro. Participou de exposições, festivais, performances e eventos culturais. Premiado em cinco versões do Festival de Poesia Encenada do Serviço Social do Comércio (Sesc/PB).  A influência de Valmir passa por nomes da poesia e música, a exemplo de Paulo Leminski, Manuel de Barros, Roseana Murrai, Cora Coralina, Cecília Meireles, Vinicius de Morais, Caetano Veloso, Jorge Mautner, Mário Quintana, Lúcio Lins, Manoel Bandeira, Augusto dos Anjos e outros. Elejá participou da passarela poética Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, onde também participou do evento “Pôr do Sol Multicultural” com  exposições e performance poéticas de seus poemas interpretados por atores e também por ele mesmo. Participando ativamente de saraus e de outros eventos do cenário poético cultural paraibano.

Valmir,  é autor dos livros “Temporais de Espelhos” e “Haicai”  (originário do japonês haikai, vocábulo composto de hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização) que representa uma forma poética, de origem japonesa, demarcada pela concisão e objetividade. Essa modalidade tenta captar um momento da natureza, assim como o passar do tempo.  Desde 2005 ele vem incursionando pelo mágico universo do Haicai e ganhando popularidade.       

No dia 24 de março a 23 de abril de 2017, Valmir Neves organizou  e lançou em cartaz a exposição ‘Poesia à mão – Haicai e outros poemas’  realizada na Estação Cabo Branco, com entrada gratuita. A iniciativa fez parte do projeto Roda de Leitura, e contou com a presença de alunos e professores da Escola Municipal Antônio Santos Coelho, da Praia da Penha.

Durante o evento, Valmir Neves realizou uma oficina sobre trabalhos de ilustrações para os estudantes. Ele também  introduziu a estética do haicai. A oficina e a exposição tiveram como objetivo disseminar o prazer de ler, as atividades foram voltadas para grupos escolares. 

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://jornaldaparaiba.com.br/cultura/estacao-cabo-branco-recebe-exposicao-de-poesia-a-partir-desta-sexta/

https://www.osebocultural.com/galeria/52,,valmir-neves-poeta/galeria.html

https://portalcorreio.com.br/valmir-neves-e-atracao-da-roda-de-leitura-da-estacao-cabo-branco-nesta-sexta-em-jp/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *