O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/05/2017

Val Fonseca

Ilustrador e quadrinista paraibano. Conhecido por livros de quadrinhos como "Árvores", de temática ambiental e "Augusto e Eu", inspirado no obra clássica do poeta Augusto dos Anjos.
Data de publicação: maio 29, 2017

Val Fonseca

Naturalidade: Bayeux – PB

Nascimento: 10 de março de 1974

Atividades artístico-culturais: ilustrador e quadrinista.

 

Josival da Fonseca, ou Val Fonseca, é formado em Educação Artística (Artes Visuais) pela Universidade Federal da Paraíba. Desde os 19 anos de idade, o ilustrador trabalha na indústria gráfica e, nas horas vagas, cria suas próprias histórias em quadrinhos.

Em meados dos anos 1990, participou do Made In PB, juntamente com Emir Ribeiro e Deodato Filho, publicando em fanzines e em a A União Quadrinhos. Em 2011 deu início sua produção de histórias em quadrinhos, publicadas em fanzines, conhecidas como revistas de fãs, elaboradas por admiradores de certo assunto para pessoas que compartilham da mesma paixão. No caso de Val Fonseca, o conteúdo divulgado eram seus quadrinhos. Tendo em vista que a fanzine consiste em impressões em xérox, o custo era baixo para Val, de modo que ele mesmo distribuía, vendia ou trocava.

Uma outra forma que ele encontrou para divulgar seus quadrinhos foi criando o blog Gibiarte, no qual publica, desde 2010, seus trabalhos e o de outros quadrinistas e ilustradores.

Em 2012, Val ingressou no Coletivo WC participando da segunda edição da Revista Sanitário. Já no ano seguinte, participou do Concurso Literário Augusto dos Anjos e foi premiado na categoria quadrinhos, prêmio oferecido pela Edições Funesc 2013. Portanto, em 7 de novembro de 2014, depois de mais de um ano, foi publicado o livro que levava “Árvores” em seu conteúdo, uma coletânea de tiras pensada por Val que explora de forma poética, crítica, antropológica e educativa a existência das árvores no mundo e a degradação do verde promovida pelo homem.

Essa publicação acabou sendo desdobrada em tiras que foram veiculadas no jornal A União desde 2013 com enfoque na conscientização acerca da preservação ambiental.  As tiras trazem questões ecológicas ao abordar o reino vegetal como personagem e o mundo sombrio e inquietante de Augusto dos Anjos, num forte viés filosófico e reflexivo.

Além de “Árvores”, Val Fonseca também produziu a série “Augusto & Eu”, em 2014. Esta última surgiu da experiência dele como leitor da obra de Augusto dos Anjos, “Eu”. Nessa série o autor aborda assuntos cotidianos como a “bebedeira” ou a “greve” em brincadeiras com a morte, fugindo da poesia de Augusto, mas de certa forma sempre interligada a ela. Essa série também foi desdobrada em tiras que foram veiculadas no jornal A União.

Ele ainda ilustrou o livro “José Américo de Almeida em quadrinhos”, escrito por Lourdinha Luna, que trabalhou durante 13 anos com o político. O livro foi lançado em 2015 e narra os principais aspectos e fatos da vida do escritor, político e administrador José Américo de Almeida.

 

Fontes:

 

http://gibiarte.blogspot.com.br/

http://analidemineia.blogspot.com.br/p/val-fonseca.html

http://jornalauniao.blogspot.com.br/2014_11_11_archive.html

http://www.marcadefantasia.com/revistas/mariamagazine/mariamagazine-08/mariamagazine-08.html

http://gibiarte.blogspot.com.br/2014/11/lancamento-arvores-edicoes-funesc-2013.html

http://www.universohq.com/reviews/arvores/

http://gibiarte.blogspot.com.br/2015/10/jose-americo-de-almeida-em-quadrinhos.html

http://patmoseditora.com.br/home/2015/10/14/jose-americo-de-almeida-em-quadrinhos/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *