O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 02/02/2017

São João de Esperança

Os festejos na cidade ocorrem de 26 a 29 de junho. Cantores e bandas locais e nacionais se apresentam no evento. A festa conta com ilhas de forró e a realização da Corrida da Fogueira.
Data de publicação: fevereiro 2, 2017

Município: Esperança – PB

Região do estado: Agreste Paraibano

Distância de João Pessoa: 159 km

Data de realização do evento: 26 a 29 de junho

Local de realização: Avenida do Forró, na Rua Manoel Rodrigues, no Centro.

A festa de São João de Esperança é um evento consolidado no calendário da cidade. Sempre com atrações nacionais e locais, as comemorações acontecem nas principais ruas do município e reúne um grande público.

As festividades juninas na cidade carregam o símbolo da tradição. Historicamente conhecida pela animação, com a proximidade do mês de junho, a população passava a se engajar para organizar festas que envolvessem rituais folclóricos, quadrilhas, colheita, homenagem aos santos protetores e muita dança.

Naquela época, a Prefeitura Municipal se encarregava de dar o apoio necessário. Nos bairros do município, via-se muito arrasta-pé, comidas típicas e fogueiras. Também fazia parte da festa um Arraiá Central, considerado um orgulho dos moradores. As quadrilhas juninas estilizadas já eram tradição e tinham o comando de Benício Nóbrega, Antônio Coelho, Teotônio Rocha, Matias Virgulino e Ascendino Portela, tidos como os melhores marcadores da região.

Nos anos de 1980 ocorreu o primeiro Arraial promovido pelo prefeito José Ledo. Naquela ocasião, se apresentaram as quadrilhas marcadas por Ednaldo Sales, Mica de Goteira e Marcos de Luziete. Um dos grupos de destaque da cidade de Esperança e da Paraíba é a Chamego Medonho.

O São João passou a ser fonte de renda para o município. Antigamente, as residências se voltavam com entusiasmo para a festa. Pais de família, pobres e ricos, faziam questão de enfeitar a frente da casa, acender uma fogueira, ligar o rádio para ouvir forró, sintonizando nas rádios Borborema, no Forró de Zé Lagoa ou na Cariri, de Campina Grande. As crianças ficavam nas calçadas, brincando e soltando fogos de artifício.

Durante a tarde havia o desfile de burros e carroças para o Casamento Matuto. As costureiras faziam vestidos típicos das festividades. Os homens exibiam as roupas mais antigas, os paletós e camisas que estavam fora de moda para o tradicional matrimônio caipira.

A noite era de forró no Grupo Escolar Irineu Joffily. Com o surgimento do Centro Artístico Operário e Beneficente de Esperança (CAOBE), no final da década de 1950, as festas de clube passaram a ser realizadas no local.

Os eventos juninos perderam o caráter matuto com o tempo. Durante a década de 1980, as famílias de classe média brincavam o São João no Clube Campestre, ao som de grupos como Os Três do Nordeste e Trio Nordestino. Já a população brincava a festa no Clube CAOBE animados pelas bandas Os Feras, de Natal, Ogírio Cavalcante, de Campina Grande, e Neradetson, da cidade de Esperança.

Em 2004, os festejos ganharam os bairros com o apoio da Rádio Ban FM e a participação de Luciano André. Nesse período houve uma efervescência cultural e surgiram novos artistas, a exemplo de marcadores de quadrilha como Júlio Vanderlâneo do Grupo de Cultura B. Funk e Naldo de Seu Zezinho.

No ano de 2002, o destaque foi a performance de Fernando e Marinalva representando o casal matuto Macambira e Querindina, com muita irreverência e trejeitos que os nordestinos conhecem. Durante a Copa, em 2006, surgiu o “Imbirinha”, representado por Alexandre Santos.

Em 2010 ocorreu a primeira edição do São João de Todos, promovido pela Prefeitura Municipal, com a representação da Vila Banabuyé lembrando as casas baixas ao largo da Igreja Matriz. O artesanato local mereceu também destaque. As residências da antiga vila abrigaram uma especialidade de cada trabalho manual. O espaço ainda foi dedicado à saúde, à imprensa e outras secretarias municipais.

A Comunidade São Francisco também promove o seu São João com palhoça e muito forró. Em diversas ruas da cidade há apresentação de quadrilhas, folguedos e danças populares durante todo o mês de junho.

Os festejos do São de Esperança ocorrem na Avenida do Forró, no centro da cidade, em dois palcos onde se apresentam cantores e bandas locais e nacionais como Dorgival Dantas, Eliane, Forrozão Karkará, Os Nonatos, Luan e Forró Estilizado, Balanço Gostoso, entre outros que já passaram pela festa. No espaço também há ilhas com forró pé-de-serra. Outra atração do evento é a tradicional Corrida da Fogueira.

Fontes:

http://historiaesperancense.blogspot.com.br/2011/06/sao-joao-de-esperancapb.html

http://www.tazaqui.com.br/detalheNoticias.aspx?n=&id=5436

http://www.esperancadeouro.com/2013/06/revivendo-o-sao-joao-de-esperanca-dos.html

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2012/05/divulgada-programacao-do-sao-joao-de-esperanca-na-paraiba.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *