O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/02/2024

Roberto Lúcio de Oliveira

Pintor, desenhista e gravador.
Data de publicação: fevereiro 3, 2024

Naturalidade: João Pessoa – PB                                                 

Nascimento: 6 de setembro de 1941                                                

Atividade Artístico Cultural: pintor, desenhista e gravador                                               

Formação Acadêmica:  Curso de Licenciatura de Desenho na UFPE (1968), Curso de Pintura da UFPE (1970), Curso de Artes Gráficas da Escola de Artes da UFPE (1972)            

Premiações: Prêmio de Aquisição de Desenho no XXVII Salão Anual de Pintura do Museu do Estado de Pernambuco (1968), Prêmio de Pintura no XXVIII Salão do Museu do Estado de Pernambuco (1969), Prêmio de Aquisição no 1º. Salão de Arte Global de Pernambuco (1974), Prêmio de Aquisição no 2º. Salão de Arte Global (1975),  Prêmio de Aquisição no Salão Arte-Agora 1 Brasil 70/75 (1976)                    

Principais Exposições: Galeria Portinari – Recife/PE (1969), Galeria da Reitoria da UFPB – João Pessoa/PB (1969), Galeria Degrau – Recife/PE (1972), Galeria Lotus – Recife/PE (1973), Realidade Galeria – Rio de Janeiro/RJ (1982), Galeria Gamela – João Pessoa/PB (1983), Estúdio A Galeria de Arte – Recife/PE (1986), Artespaço Galeria – Recife/PE (1989), Galeria Montesanti Roesler – São Paulo/SP (1990), Galeria Noé – Berlim Alemanha (1990), Galeria Gebr. Lehmann – Dresden Alemanha (1992), Krannert Art Museum – Chicago EUA (1993), Galeria Espaço Vivo – Recife/PE (1995), Escritório de Arquitetura Humberta Farias – Maceió/Al (1998), Centro de Arte Hélio Oiticica – Rio de Janeiro/RJ (1999)                                                      

Facebook: https://www.facebook.com/robertolucioarte                                                      

Instagram: https://www.instagram.com/robertolucioarte/

Nascido em João Pessoa, Roberto Lúcio de Oliveira, mudou-se para Recife para ingressar em seus estudos na Escola de Belas Artes da UFPE em 1964. No ano seguinte recebeu a Menção Honrosa no 1º. Congresso Brasileiro de Professores de Desenho, em Recife. Pelos próximos anos participa de várias exposições importantes, já em 1968, é agraciado com o Prêmio de Aquisição de Desenho no XXVI I Salão Anual de Pintura do Museu do Estado de Pernambuco e no mesmo ano, concluiu o Curso de Licenciatura de Desenho na UFPE.

Em 1969, é distinguido com o 1º. Prêmio de Pintura no XXVIII Salão do Museu do Estado de Pernambuco e nesse mesmo ano passa a lecionar pintura no Departamento de Artes da UFPB. Em 1970, concluiu o Curso de Pintura da UFPE, e em 1972, concluiu o Curso de Artes Gráficas da Escola de Artes da UFPE e passou a lecionar Desenho e Artes Gráficas no Departamento de Artes da mesma instituição.

Em 1973, realizou trabalhos de programação visual e estamparia para a Cia. Industrial Pernambucana. Em 1974, recebeu o Prêmio de Aquisição no 1º. Salão de Arte Global de Pernambuco, em Olinda, e realizou projetos de programação visual para a IASA – Indústria de Azulejos S/A, em Recife. Em 1975, é distinguido com o Prêmio de Aquisição no 2º. Salão de Arte Global, em Recife e, viaja para Europa e Escandinávia num trabalho de estudo e pesquisa de desenho industrial que prossegue até 1976, quando é agraciado com o Prêmio de Aquisição no Salão Arte-Agora 1 Brasil 70/75, no Rio de Janeiro.

Em 1977, desenvolveu trabalhos de desenho industrial para a Cia. Agro Fabril Mercantil e Cia. Industrial Pernambucana e volta para a Europa, dando continuidade ao seu trabalho. Sem abandonar por completo a base telúrica e os elementos de uma iconografia fantástica de fundo popular, que melhor terminaram definindo a obra de outros artistas seus conterrâneos, Roberto Lúcio se preocupa, sobretudo, com as potencialidades críticas da linguagem visual, dirigindo-a no sentido da evidência de uma contemporaneidade colocada em questão.

Ele procura incorporar entre os seus recursos expressivos a colagem, de modo a estabelecer contrastes de forma e conteúdo com outros dados de que se constituem seu desenho e pintura. A tendência ao narrativo, ao épico e a monumentalidade se adensa no uso de uma figuração em que convivem as formas do real e as do imaginário, fundando um aparato simbólico capaz de formular o impasse humano em tempo de escala tecnológica.

Atualmente residindo em Olinda/PE, Roberto Lúcio desenvolve uma série de trabalhos baseado no espírito construtivo, dissecando a realidade visível da paisagem e criando uma síntese perfeita de elementos primordiais do olhar humano e a análise do seu entorno. 

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes: 

https://rodriguesgaleria.com.br/categoria/artistas/roberto-lucio/

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8832/roberto-lucio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *