O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/01/2017

Ravi Lacerda

O ator ganhou projeção nacional e internacional ao participar do filme Abril Despedaçado, de Walter Salles. Recebeu o prêmio Leãozinho de Ouro pela sua atuação no longa.
Data de publicação: janeiro 5, 2017

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 29 de setembro de 1987

Atividade artístico-cultural: Ator

Cinema: Abril Despedaçado (2001); O Caminho das Nuvens (2003).

Televisão: Amazônia: De Galvez a Chico Mendes (2007); Queridos Amigos (2008); Velho Chico (2016).

Prêmio: Leãozinho de Ouro, em Veneza (2001).

Ravi Lacerda Alves começou a trabalhar aos 7 anos de idade. Sempre ao lado da mãe, a atriz Dhyan Urshita Lacerda, aprendeu a encarar a plateia de cima de um palco ou em praça pública. Nas apresentações de rua, sua função era passar o chapéu ao final recolhendo os trocados dados pelos espectadores.

Nessa época, mãe e filho atuavam em parceria, cada um desenvolvendo seu próprio personagem. Quando Dhyan interpretava “Lazarina, a Última Mulher de Lampião”, por exemplo, Ravi era Charlie Chaplin. Quando ela era “Pernambuco, um Mendigo Verdadeiro”, o menino incorporava Michael Jeca, pastiche do ícone pop.

Em 2001, estreou o seu primeiro longa, “Abril Despedaçado”, de Walter Salles, onde interpretou o papel de Pacu, irmão caçula de Tonho, vivido por Rodrigo Santoro. O paraibano foi elogiado pelo periódico norte-americano Los Angeles Times para o qual era “o pequeno Ravi Ramos Lacerda quem roubava a cena”. Também foi citado no New York Times onde diziam que o menino tinha um rosto redondo e sensível. “Sua expressão inocente e curiosa parece um presságio das faces endurecidas do pai”, ressaltava o jornal estrangeiro.

Para Ravi, a sua capacidade de improvisação aprendida nas ruas foi decisiva nos testes para o papel. O paraibano surpreendeu o roteirista do longa, Sérgio Machado, e superou os 600 concorrentes que disputavam a vaga. O filme, que narra a história de ódio e vingança entre duas famílias no Sertão no início do século 20, teve como protagonista o rapaz que na época tinha 13 anos de idade.

No início das filmagens, o jovem ator teve dificuldades para gravar e de incorporar o personagem, mas foi logo ajudado pelos colegas de elenco. “Se eu decorasse o texto, empacava. Só saía de uma maneira. E também não conseguia contracenar. Quando era o meu take, tudo bem. No do outro, nada”, comentou. Com “Abril Despedaçado” o paraibano viajou para a Itália, Alemanha e Suíça. Em Veneza ganhou o prêmio “Leãozinho de Ouro”.

Depois do longa, Ravi Lacerda continuou atuando em projetos esporádicos. O intérprete do menino Pacu passou a trabalhar na parte administrativa da produtora O2 Filmes, do cineasta Fernando Meirelles. Ao longo da sua carreira, participou de mais de dez longas.

No ano de 2003, no filme “O Caminho das Nuvens”, de Vicente Amorim, interpretou Antônio, o filho mais velho, de Romão (Wagner Moura) e Rose (Cláudia Abreu). Na trama, o garoto busca seu lugar no mundo enquanto descobre os segredos e dificuldades da adolescência em plena estrada no Sertão nordestino.

Em 2007, participou da minissérie da Rede Globo “Amazônia: De Galvez a Chico Mendes”, com o personagem Cláudio. Já em 2008, interpretou Severino em “Queridos Amigos”, trama do mesmo gênero do trabalho anterior.

No ano de 2009, o ator passou por uma fase delicada devido ao envolvimento com drogas, chegando a ser preso por cometer assaltos. No ano de 2015, ainda em liberdade provisória, Ravi Lacerda foi detido por policiais ambientais do Rio Grande do Norte ao ser encontrado morando no Morro do Careca.

Em 2016, Ravi Lacerda retomou os trabalhos na televisão ao participar da novela “Velho Chico”, de Benedito Ruy Barbosa. O ator, ao lado da sua mãe Dhyan Urshita Lacerda, busca oportunidades para voltar a trabalhar no cinema, onde se destacou na infância e adolescência, levando o nome da Paraíba e do Brasil para o mundo.

Fontes:

http://www.terra.com.br/istoegente/143/reportagens/ravi_ramos_lacerda.htm

http://www.premiereline.com.br/2014/07/veja-como-estao-hoje-dez-atores-mirins.html

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1904200206.htm

http://www.dgabc.com.br/Noticia/312003/filme-de-walter-salles-recebe-leaozinho-de-ouro-em-veneza

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20090412094650

http://www.imdb.com/name/nm1045891

http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-66050

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *