O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/01/2017

Projeto de Educação Musical

O programa da Prefeitura Municipal de João Pessoa atende a 65 mil alunos da rede de ensino da cidade. Foram fundadas bandas marciais em todas as escolas do município.
Data de publicação: janeiro 12, 2017

Município: João Pessoa – PB

Ano de criação: 2006

Contatos: (83) 3218-9275 / 3218-9274 / 3218-9272

Coordenação: Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa

O Projeto de Educação Musical da Prefeitura Municipal de João Pessoa foi criado em 2006 e atende a 65 mil alunos da rede de ensino do município, incentivando a criação de bandas marciais nas escolas.

João pessoa é a única capital do Brasil que tem 100% das escolas municipais com bandas marciais e pedagogia da música em todos os Centros de Referência de Educação Infantil (Creis).

As bandas marciais das 95 escolas municipais são divididas em dois grupos. O primeiro deles é a chamada Linha de Frente onde estão o destaque, porta estandarte e bandeira, baliza, comandante mór e a equipe coreográfica. O segundo é o Corpo Musical representado pelos instrumentalistas com bombos, caixa, pratos, trompete, trombone, tuba, bombardino e trompa.

Da criação do projeto até 2009 foram formadas 32 bandas marciais. Naquele ano, a Secretaria de Educação e Cultura entregou 600 instrumentos novos para as escolas, em um investimento de R$ 750 mil.

No ano de 2009 foi fundada a Banda Sinfônica da Secretaria de Educação e Cultura composta pelos alunos que mais se destacam nos grupos marciais escolares. Concomitante ao projeto, as instituições de ensino também desenvolvem atividades extracurriculares na área musical, como conjuntos de flautas, corais, violão e banda sinfônica.

Em 2012, todas as 95 escolas já haviam sido beneficiadas com o Projeto de Educação Musical. Desde então, diversos talentos já foram revelados na rede municipal de ensino da capital.

Outro grande incentivo para os estudantes é a realização da Copa Municipal de Bandas Marciais Escolares. Dividido em duas categorias, os primeiros colocados de cada categoria no evento representam a capital na Copa Norte-Nordeste de Bandas e Fanfarras.

Na Copa, os competidores são avaliados pela linha de frente, apresentação e aspecto musical. Dentro desses critérios são considerados os itens como melhor mór, baliza, corpo coreográfico, apresentação, uniformidade, instrumental, tempo, marcha, cobertura, postura, alinhamento, regência, interpretação, percussão e técnico.

Para o secretário de educação da época, Luiz Júnior, o projeto ajuda a disciplinar e a criar uma rotina de estudo entre os estudantes. “Do ponto de vista estético, abre os horizontes para outras sensibilidades que estavam adormecidas. Enfim, as bandas marciais mudam o ambiente escolar e promovem a integração”, ressaltou o gestor.

Fontes:

http://movimentosonoro.blogspot.com.br/2010/12/educacao-musical-beneficia-40-mil.html

http://www.clickpb.com.br/noticias/educacao/pmjp-entrega-hoje-instrumentos-musicais-para-bandas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *