O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/07/2015

Praça Nossa Senhora de Fátima

Antes conhecida como Praça da Catedral e se constituiu como um logradouro público construído pelo prefeito municipal e professor Hildebrando Leal, em 1930.
Data de publicação: julho 16, 2015

Município: Cajazeiras-PB

Localização: Rua Padre Rolim.

Ocupação atual: Praça Nossa Senhora de Fátima

Ano da construção: 1930

A praça Nossa Senhora de Fátima, antes conhecida como Praça da Catedral e se constituiu como um logradouro público construído pelo prefeito municipal e professor Hildebrando Leal, no segundo ano de seu mandato, em 1930.

No local daquela praça em frente à antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade (que serviu de Catedral diocesana durante 42 anos), existia um vasto patamar ladrilhado com enormes tijolões de cerâmica, tendo ao fundo um imponente pedestal em alvenaria de pedra e cal encimado por um grande cruzeiro de madeira.

O Prefeito, dotado de larga visão administrativa, organizou e executou um plano urbanístico procurando modificar e melhorar a imagem paisagística da cidade. Abaixo do largo, construiu uma pracinha ajardinada e edificou um imponente coreto de cimento-armado ao centro, o qual é considerado hoje um monumento de rara beleza arquitetônica e que faz parte do patrimônio histórico de Cajazeiras.

Construída e inaugurada, a Praça Nossa Senhora de Fátima passou a ser o ponto chique da cidade, o local de atração do povo e o centro das manifestações cívico-religiosas e sociais da comunidade, onde se realizavam aos domingos, dias santos e feriados, alegres e concorridas retretas, sob os acordes da banda de música local e com a presença do mundo social cajazeirense.

Atualmente, a Praça Nossa Senhora de Fátima está totalmente transformada e apresenta-se com a fisionomia de “menina-moça”, trajando uma roupagem de modelo incomum, que lhe dá um colorido ultramoderno, com um aspecto muito elegante e atraente.

 

Fontes:

https://plus.google.com/114805031200768203876/about?gl=br&hl=pt-BR;

http://coisasdecajazeiras.com.br/?p=2455

Rolim, Eliane de Souza; Dissertação de Mestrado: Patrimônio Arquitetônico de Cajazeiras – PB: memória, políticas públicas e educação patrimonial, UFPB, 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *