O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/07/2015

Praça Ana Albuquerque – Mãe Aninha

É uma praça muito antiga, e começou a adquirir feição urbana em 1836, com a construção do Colégio Padre Rolim.
Data de publicação: julho 16, 2015

Município: Cajazeiras-PB

Localização:  Em frente ao colégio Nosa Senhora de Lourdes – Antigo colégio Padre Rolim – Centro.

Ano de construção e inauguração: 1836

Inauguração do monumento central: 22 de agosto 1937

 

A praça Ana Albuquerque “Mãe Aninha” é um dos trechos mais antigos da cidade e começou a adquirir feição urbana em 1836, com a construção do Colégio Padre Rolim.

No século XX, através do decreto Municipal nº 47, de 18 de novembro de 1946, o prefeito Manuel Lacerda retirou o termo Mãe Aninha e denominou de praça Ana de Albuquerque. A praça foi reurbanizada pelo Prefeito Joaquim Matos Rolim, em homenagem ao Padre Rolim, em 1937, recebendo o busto do renomado educador cajazeirense.

Segundo dados colhidos no Livro de Tombo da Diocese n° 1, folha 19, a praça Mãe Aninha sediou as comemorações do centenário do início da construção do Colégio Padre Rolim, evento ocorrido em 22 de agosto 1937, ocasião em que foi inaugurado o monumento central da praça, em homenagem ao Padre Rolim, local em que, segundo informações do referido livro, foram depositadas as cinzas da Mãe Aninha pela ocasião da comemoração acima citada.

Com o desenvolvimento urbano da cidade, o prefeito, Tenente Arsênio Rolim Araruna (1947 – 1951) desapropriou dois prédios que separavam a Rua Monsenhor Constantino Vieira da pequena praça Ana de Albuquerque. Com isso, o prefeito Octacílio Jurema (1951 – 1955) conseguiu ampliar a praça Ana Albuquerque demolindo mais seis casas ali existentes.

 

Fontes:

Rolim, Eliane de Souza; Dissertação de Mestrado: Patrimônio Arquitetônico de cajazeiras – PB: memória, políticas públicas e educação patrimonial, UFPB, 2010.

http://czfest.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html#anade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *