O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/11/2016

Parque Estadual Mata do Pau-Ferro

Uma reserva ecológica situada na comunidade Chã do Jardim, a 9 km da cidade de Areia, no Brejo Paraibano. Árvores gigantescas, formigões, diversos pássaros, entre outras biodiversidades.
Data de publicação: novembro 1, 2016

Localização: Brejo Paraibano

Município: Areia

Distância de João Pessoa: 129 km

Vias de acesso: BR 230 – PB 101

E-mail: chadejardim@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/pages/Parque-Estadual-Mata-Do-Pau-Ferro

O Parque Estadual Mata do Pau-Ferro é uma reserva ecológica situada na comunidade Chã do Jardim, a 9 km da cidade de Areia, no Brejo Paraibano. A uma altitude variável entre 400 e 600m, com temperatura média anual de 22º e umidade relativa em torno de 85%. A área foi adquirida pelo Estado da Paraíba, em 1937. Através do Decreto 14.832, de 1ª de outubro de 1992, passou a ser uma unidade de conservação de domínio estadual.

É considerado um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste representando 1% da floresta dos brejos de altitude ainda existente no estado. Ocupa uma área de 600 hectares do Sítio Vaca Brava, pertencente ao Governo da Paraíba. A Reserva Ecológica da Mata do Pau Ferro foi recategorizada como parque estadual através do decreto nº 26.098, de 4 de agosto de 2005.

O lugar foi formado a partir da desapropriação de quatro engenhos de cana-de-açúcar, na década de 1930, do século passado. Antes da criação da reserva, a região sofreu forte pressão antrópica, ou seja, os efeitos da ação do homem. Para dar lugar às culturas agrícolas, vastas áreas de matas ciliares, principalmente aquelas ocorrentes em várzeas, foram desmatadas.

A Mata do Pau-Ferro cobre praticamente toda a área de captação da Represa de Vaca Brava, reservatório que garante o abastecimento de água de diversos municípios da Microrregião do Brejo Paraibano.

A origem do nome Pau-Ferro vem da árvore Erythroxylum pauferrense, popularmente conhecida como Pau-Ferro. Era uma espécie de planta endêmica, ou seja, que só existia naquela região. Além de ser conhecida pela abundância que havia naquela localidade, a planta também se destacava por ser muito boa para a confecção de móveis. Entretanto, a maioria das árvores foi destruída. Para a preservação da reserva e da espécie, os visitantes, depois de fazer uma trilha ou piquenique são convidados a plantar uma muda do pau-ferro.

A Mata do Pau-Ferro destaca-se pela riqueza e diversidade e funciona como um refúgio para várias espécies ameaçadas de extinção como, o pássaro pintor, a cobra jararaca, entre outros. É considerada uma Área Importante para Preservação de Aves (Important Bird Area – IBA), de acordo com instituições focadas na conservação das aves, como a BirdLife International e a SAVE Brasil.

Um dos objetivos do Parque Estadual Mata do Pau-Ferro é proteger a beleza cênica e preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais. O uso indireto e controlado dos recursos é admitido, porém é ressaltado a necessidade de proteger espécies raras, endêmicas, vulneráveis ou em perigo de extinção. Além disso, outras funções do Parque: possibilitar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico, e oferecer, também, condições para recreação, turismo e a realização de atividades educativas e de consciência ecológica.

A reserva ecológica possui grande biodiversidade. É constantemente usada como fonte de pesquisa e de conhecimento da fauna e flora local, além de ferramenta na construção do aprendizado nas escolas da região.

O Parque presta importante serviço ambiental ao proteger mananciais de afluentes da bacia do Rio Mamanguape, assim como a Barragem Vaca Brava, um patrimônio público histórico da Microrregião do Brejo Paraibano que abastece parte daquela localidade. Tem na vegetação um elemento hidrorregulador que previne enchentes, abastece e garante inúmeros serviços ambientais estratégicos. É como uma esponja que absorve e libera lentamente, um polo gerador de água.

No parque é possível encontrar inúmeras trilhas com árvores gigantescas, formigões, diversos pássaros, plantas venenosas como a erva de rato e o cipó cururu.

As atividades realizadas pelo Parque Estadual Mata do Pau-Ferro são desenvolvidas pela comunidade Chã de Jardim, com realização de trilhas, piquenique na mata, artesanato, feirinha de orgânicos. A comunidade desenvolve o turismo rural e tem nele sua base local. É sustentada pela indústria de polpa de frutas Doce Jardim e pelas atividades de ecoturismo realizadas no Parque com grupos de visitantes e turistas de todo o Brasil.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_Mata_do_Pau-Ferr

http://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Estadual_Mata_do_Pau-Ferro

http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/parte4_brejos.pdf

http://germanosoares.blogspot.com.br/2015/08/conheca-reserva-ecologica-mata-do-pau.html

http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3578_08092015183009.pdf

http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/marivaldo_silva.pdf

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/07/gastronomia-e-turismo-sustentam-comunidade-no-brejo-da-paraiba.html

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/roteiros-do-frio-atrai-visitantes-1.845364

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *