O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/11/2018

Parahyba Ska Jazz Foundation

A banda Parahyba Ska Jazz Foundation surge no cenário musical paraibano  no ano de 2014, a partir de um projeto, que, inicialmente, foi um trabalho paralelo de vários outros artistas da cidade.
Data de publicação: novembro 14, 2018

Início: 2014

Gênero: Ska Jazz

Localização: João Pessoa

Facebook: https://www.facebook.com/parahybaskajazz/

Instagram: https://www.instagram.com/parahybaskajazzfoundation/

E-mail: parahybasjf@gmail.com

 

A banda Parahyba Ska Jazz Foundation surge no cenário musical paraibano  no ano de 2014, a partir de um projeto, que, inicialmente, foi um trabalho paralelo de vários outros artistas da cidade. Sua formação atual tem como integrantes Francisco Vasconcelos (bateria), Everton Cavalcante (baixo), Thales Pessoa (guitarra), Pedro Regada (teclado), Alysson Ramalho (trompete), Rodrigo Marques (sax tenor) e Cebola (trombone).

O projeto, que leva o nome Parahyba em homenagem ao local onde vivem,  foi uma iniciativa dos membros, uma união entre amigos de infância e outros da Universidade Federal da Paraíba, que decidiram formar uma banda que tocasse ska, com estilo jamaicano dos anos 60 e 70 produzindo algo diferente no cenário paraibano,“bebendo da fonte Jamaicana do SKA e da essência do JAZZ”

Com influências dos estilos jamaicanos, groove, jazz e funk, Inicialmente os shows da Parahyba Ska Jazz Foundation contava com canções cover de outros artistas em uma versão ska jazz. Tempos depois a banda passou a trabalhar as canções autorais.

“Escutamos muitas coisas no mundo da música, mas especificamente para fazer música para o Parahyba Ska Jazz, temos referências do reggae como Bob Marley, Peter Tosh, banda como Skatalites que são um dos pioneiros no Ritmo Ska. Bandas mais atuais como Rotterdam Ska Jazz, New York Ska ensemble. Grandes nomes do Jazz também fazem parte dessa influência como Nina Simone, Herbie Hancock entre outros”

A banda conta com projetos como o Skarnaval, que ocorre na época do carnaval, como clássicos do frevo em versão ska, além da Skadrilha, no período de São João, com as versões de forró, trazendo a característica nordestina na música.

“Começamos tocando em casas noturnas da cidade de João Pessoa/PB. E rapidamente conseguimos entrar em alguns festivais importantes na cidade de João Pessoa e em Natal”.

O corrente ano (2018) foi marcado por uma turnê no Canadá, com uma participação no Victoria Ska Jazz Festival, o maior e mais antigo festival de Ska da América do Norte.

Sobre os planos da banda, esclarecem, “no final de ano entraremos em estúdio para gravar nosso disco, que será lançado no primeiro semestre de 2019, vai conter 9 músicas autorais.”

 

 

 

Fontes:

https://g1.globo.com/pb/paraiba/musica/noticia/parahyba-ska-jazz-foundation-une-musica-jamaicana-com-frevo-e-afrobeat-no-som-nascente.ghtml

Entrevista com Everton  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *