O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/08/2017

Os Mulatos

Grupo musical de Samba
Data de publicação: agosto 9, 2017

Município: João Pessoa – PB.

Formação: 2011

Gênero musical: Samba

 

Surgido há três anos da união de sete irmãos, primos e amigos em João Pessoa, o samba de breque e de raiz é celebrado na voz de um dos grupos revelações da Paraíba. Os Mulatos expressam em público todo o amor à nação sul-africana, e em particular ao ex-líder Nelson Mandela, nas apresentações quando estendem o pavilhão do país-símbolo do apartheid junto da bandeira brasileira no fundo do palco. Mas as homenagens não param por aí, quando a identidade musical verde-amarela emerge, tomando conta do resto do show.

Em seus shows costumam “homenagear a marca que compositores e intérpretes negros deixaram na história da música brasileira, com toda a riqueza e fusão de estilos abraçados pelo samba”, como comenta Juan Ébano, vocalista do grupo, para o site da prefeitura de João Pessoa.

No repertório, sucessos de Noel Rosa, Paulinho da Viola, Mestre Candeia, Nelson Cavaquinho, Noite Ilustrada, Luiz Ayrão, João Nogueira, Martinho da Vila, Alcione, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Fundo de Quintal. Além de músicas autorais, como ‘Preto Criolo’, ‘Era Samba Todo Dia’ e ‘Eu sou Teu Mulato’.

A cada número, Juan assume a posição de mestre de cerimônias, narrando fatos e curiosidades sobre cada composição. O restante da formação costuma variar de show para show, tendo em vista as participações especiais que esporadicamente acontecem, como em um show que aconteceu no começo de 2017, no Sabadinho Bom, projeto realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Nesse show, dois veteranos assumiram a linha de frente da banda: Mário do Bandolim e João Maria (violão sete cordas), com a ajuda de Juan Ébano (tantã), André Lima (pandeiro) e Carlinho do Cavaco.

Entretanto, em outras situações a formação fica: Juan Ébano (vocalista), Lindon Johnson Alencar (surdo), André Lima (pandeiro), Alex Lima e João Maria (sete cordas) e Paulinho Baterista (percussão). O grupo ainda conta com reforços dos cavaquinhistas Júnior Lucena e Carlinhos do Cavaco, em participações especiais.

 

Fontes:

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/choro-samba-e-regionais-com-ricardo-brito-e-os-mulatos-no-sabadinho-bom/

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/felipe-hauers-e-os-mulatos-levam-samba-choro-e-mpb-a-praca-rio-branco/

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/180150_os-mulatos-e-a-atracao-do-sabadinho-bom-deste-fim-de-semana

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/176079_os-mulatos-sao-a-atracao-do-sabadinho-bom-na-praca-rio-branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *