O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/02/2016

Museu Regional de Areia

Também conhecido por seu nome artístico, “Mura”. O museu guarda e resgata momentos importantes da história da Paraíba. Localizado na Rua Pedro Américo, ao lado da Igreja Matriz.
Data de publicação: fevereiro 12, 2016

Município: Areia – PB

Localização: Rua Pedro Américo, ao lado da Igreja Matriz.

Contato: (83) 3362-2360

Horário de funcionamento: Aberto de terça a sábado das 9:00 às 17:00, aos domingos e feriados das 9 às 13:00.

Ano de construção: 18 de maio de 1972

O Museu Regional de Areia também conhecido por seu nome artístico, “Mura”, tem como missão institucional resgatar, preservar e difundir a memória da região da cidade de Areia, promovendo atividades científicas e culturais com vistas ao desenvolvimento social. Foi criado em 1972, pelo cônego Ruy Barreira Vieira, juntamente com alguns representantes da sociedade areiense, preocupados em registrar a história da cidade e dos seus ancestrais.

O museu foi reconhecido como de utilidade pública pela Lei nº 147 de 04 de outubro de 1973, da Câmara Municipal de Areia, e pela Lei nº 3.870 de 28 de dezembro de 1976, da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. Dentre os principais objetivos destacam-se: zelar pelo acervo histórico e cultural da região; despertar, principalmente na juventude, o respeito ao passado através do conhecimento dos hábitos, costumes, cultura e arte das gerações anteriores; apoiar o turismo cultural e a difusão do patrimônio cultural da cidade de Areia e entorno; e colaborar com o desenvolvimento de planos, projetos e programas que fomentem o progresso científico, artístico e cultural da região do brejo paraibano.

O acervo do Museu Regional de Areia (Mura) é composto por peças de diversas categorias, como Arte Sacra, Artes Decorativas, Artes Visuais, Etnologia, Documentos Textuais e Iconográficos, além de uma pequena coleção de Mineralogia, Zoologia e Paleontologia. Está organizado de acordo com as seguintes temáticas: “Areia e a história”, registro da evolução da cidade, da rota de tropeiros, dos movimentos políticos, dos cuidados com a educação, os ciclos econômicos até o tombamento pelo Iphan como patrimônio nacional; e “Areia e a Arte”, registro das manifestações culturais com destaque para a vida e obra dos pintores Pedro Américo e Aurélio de Figueiredo e do escritor José Américo, dentre outros.

Vários órgãos mantêm contato com o museu, a exemplo da Fundação Joaquim Nabuco e do Conselho Estadual de Cultura. Foi reconhecido como de utilidade pública, através da lei n.º 147, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Élson da Cunha Lima e pelo Governador Ivan Sobreira em 04 de outubro de 1973. O prédio foi dividido em salas, as quais abrigam as centenas de objetos que compõem o acervo do museu.

O Museu foi reinaugurado no dia 03 de fevereiro de 2012. Atualmente guarda e resgata momentos importantes da história da Paraíba, com acervo de documentos históricos, quadros, objetos de uso pessoal e familiar, entre outros. No pavimento inferior há um amplo e moderno auditório e no superior a Biblioteca Ministro José Américo de Almeida com suas estantes repletas, que ostentam os nomes de personalidades ilustres na história de Areia.

 

Fontes:

 

http://cidadedeareiaonline.com.br/site/45/pg8.asp

http://acidadeeahistoria.blogspot.com.br/2012/11/o-museu-regional-de-areia.html

http://ondequando.com/local/5930/Museu-Regional-de-Areia-(Mra)

http://trilhasdeareia.blogspot.com.br/2009/08/museu-regional-de-areia.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *