O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/06/2015

Multifeira Brasil Mostra Brasil

A Multifeira é o maior evento do gênero no Norte e Nordeste do País. A feira apresenta em seus stands, grande variedade de produtos com preços promocionais.
Data de publicação: junho 30, 2015

Município: João Pessoa-PB

1ª Edição: 1995

Entrada-gratuita apenas no 1º dia.

Organização: Wilson Perreira Martinez e esposa Jucélia Rocha

Linhas de produtos e servicos: Eletrodomésticos, confecções, calçados, utilidades domésticas, decoração, artesanato, móveis finos-rústicos-clássicos, designer, salões de animais e automóveis, entre outros produtos.

 

A primeira versão da  Brasil Mostra Brasil aconteceu na capital paraibana. A feira foi considerada sucesso de público e  passou por várias cidades do país. Tempos depois, nas cidades de João Pessoa-PB e Natal-RN. Com o evento já consolidado, Wilson Pereira e a esposa Jucélia Rocha criaram a própria empresa de eventos, a WJ Montagens, sediada em João Pessoa que representou um investimento de mais de R$ 1 milhão.

A Multifeira é o maior evento do gênero no Norte e Nordeste do País, atrai pessoas de vários estados e cidades. A feira apresenta  em seus stands, grande variedade de produtos com preços promocionais. Além do comércio de produtos variados, a feira trás artistas, para divertir o público e colabora abrindo espaço para as instituições sociais, e as suas ações de humanização e solidariedade. O evento recebe apoio do Governo Estadual e Municipal; da classe empresarial, comercial e industrial.

No ano de 1997, a novidade da feira foi o 1º Salão dos Automóveis, que permitiu o  lançamento de veículos de diversas concessionárias, do Gás Natural Veicular e as ‘loucuras’ do Salão dos Inventores; o início de dois projetos esportivos que permaneceram no evento até 2002: o Meeting de Aeróbica e Dança,  a Copa de Karatê e ainda o 1º Shopping da Informática.

Em 1998, a feira abriu espaço para o Construshow reunindo diversos expositores do segmento da construção civil e lançou também o projeto “O Mundo é das Crianças” que em parceria com a Secretaria de Educação levou um circo para área externa do estacionamento e ocupou o teatro de Arena do Espaço Cultural com atividades para estudantes.

No ano de 1999, o turismo de aventura invadiu a Multifeira com a demonstração da prática do Rapel. Ano em que o Salão de Veículos é consolidado a partir de dois lançamentos: os Iates vindos do Paraná e o lançamento mundial de um caminhão de marca internacional. Foi feito direto da Europa com transmissão simultânea via Internet e, por vários dias, o veiculo ficou coberto com lona preta até o momento do evento.

Na versão (2000) da feira aconteceu a realização do 1º torneio de Surf Mecânico, com o apoio da Federação Paraibana de Surf; último ano do Shopping da Informática e lançamento de um produto de virou febre entre as donas de casa: um prato de bolo antiformiga.

Em 2001, o Salão de Veículo lança carro com tecnologia híbrida (bateria elétrica e gasolina). Houve ainda lançamento de produtos como o filtro que corrige oscilação de energia elétrica e do aparelho que consegue retirar ar do encanamento reduzindo o consumo de água.

No ano de 2002, a Mutifeira abre espaço para o artesanato, com a presença de 50 artesãos do Rio Grande do Norte expondo e promovendo oficinas. Produtos de movelaria da Bahia em pedra e vidro chamaram a atenção pelo trabalho semi artesanal tipo exportação.

Em 2003, a Brasil Mostra Brasil traz o carro de Fórmula 1, avaliado em mais de R$ 1 milhão, modelo pilotado pelo brasileiro Cristiano da Mata; imobiliárias expõem lançamentos com preços promocionais planejados para o evento no 1º Salão de Imóveis. A moda Goiana e artesanato pantaneiro se fizeram presentes. Parte da arrecadação de alimentos na feira foi doado para o programa Fome Zero.

Nos 10 anos da feira (2004) os veículos antigos e feira de antiguidades marcaram presença na Brasil Mostra Brasil, onde foram  apresentadas as famosas panelas de titânio, neste mesmo ano, a multifeira destina patê da doação de alimentos aos desabrigados de Alagoa Grande e Mulungú, vítimas da tragédia de Camará.

Em 2006, o Exército Brasileiro participa pela primeira vez do evento, e a Confraria das Amigas do Vinho monta espaço inesquecível para degustação da bebida.

No ano de 2007, o Salão Internacional de Artesanato estreia na Multifeira; foi lançado serviço de monitoramento remoto de câmeras através da Internet ou por celular; O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) leva 30 beneficiados para expor seus negócios.

No aniversário de 15 anos da Multifeira (2009) os organizadores realizaram o sorteio de  um caminhão de prêmios entre os cupons dos visitantes, além de cinco motos. O evento foi marcado também por diversas atrações culturais.

No ano de 2011, mantendo a tradição de sempre lançar produtos novos no mercado paraibano, a feira trouxe as camisetas com LED’s iluminadas, coloridas e sensíveis ao som. Também estavam expostos produtos diferenciados como lingerie perfumada, quadros em 3D e linha de mesas com dupla função: para refeições e para lazer, se transformando em mesas especiais para jogos.

Um dos destaques da 18ª versão no ano de (2012) foi a presença da Casa das Cucas, uma padaria ao vivo que fabricou um bolo pão de origem alemã e muito servido no Sul do Brasil, além de outras guloseimas.

Em 2013, a multifeira passou a acontecer no novo Centro de Convenções de João Pessoa. A exposição de barcos no evento e ampliação do espaço da Mostra Militar também foram destaque.

Nos 20 anos da Brasil Mostra Brasil (2014) o público foi presenteado com os sorteios de um veículo 0km e de um caminhão de prêmios. Também marcaram a volta do Salão de Animais e o evento esportivo que elegeu representantes brasileiros para a Copa Internacional de Fitness.

Wilson Martinez relembra quando tudo começou “Quando cheguei a João Pessoa para fazer a Brasil Mostra Brasil pela primeira vez eu já tinha em mente o evento que todos vocês visualizam hoje. Mas era só uma ideia que ganhou força com a persistência do trabalho e a força em superar obstáculos”. O empresário destaca ainda “A feira, além de atingir o consumidor direto, também é uma oportunidade para os empresários ampliarem sua rede de negócios”.

 

Vídeo:

http://www.brasilmostrabrasil.com.br/galeria/

 

Fontes:

http://www.brasilmostrabrasil.com.br/

http://expofeiras.gov.br/calendario-de-eventos/evento/sq_eventos/3451/

https://www.facebook.com/brasilmostra.brasil/

http://www.paraiba.com.br/2014/08/10/25729-feira-brasil-mostra-brasil-contribui-com-a-campanha-corrente-contra-a-seca/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *