O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/10/2021

Mestre Clebio – Babau da Paraíba

Natural de Guarabira, Mestre Clebio é Bonequeiro, Declamador e Cordelista.
Data de publicação: outubro 1, 2021

Naturalidade: Guarabira – PB

Nascimento: 16 de agosto de 1968

Atividades artístico-culturais: Bonequeiro, Declamador e Cordelista

Atividade exercício-profissional: Policial Militar

Instagram: https://www.instagram.com/clebiomartinsbeserraclebio

Clebio Martins Beserra, mais conhecido como Mestre Clebio, é natural da cidade de Guarabira – PB. Iniciou seu trabalho com bonecos nos anos 80, no qual era ajudante do seu irmão, Mestre Clóvis que também era bonequeiro e assim ficou trabalhando com os bonecos por um tempo, os irmãos eram conhecidos como os “Meninos do Babau”.

Depois de um tempo ele precisou se afastar dos trabalhos com os bonecos porque iria se tornar Policial Militar. Voltou a brincar com os bonecos nos anos 2000. Nos seus shows ele tanto brinca com bonecos de ventríloquo quanto como de babau. Também utiliza poesia e piadas nas suas apresentações, “muita gente gosta da técnica de ventriloquia, muita gente gosta das piadas e outras gostam da poesia, aí eu pego o público em geral”. Ele se apresenta em escolas, feiras, igrejas, festas particulares e entre outros.

Além de Bonequeiro, ele é Cordelista e Declamador. Sempre gostou de fazer versos desde criança, porém se sentiu inspirado quando foi fazer uma apresentação de bonecos no Salão de Artesanato, ele chegou a ter contato com vários cordelistas, então ele pensou: “eu também posso fazer cordéis”. Passou um tempo vendendo cordéis no Salão de Artesanato, mas como o seu foco era os bonecos ele acabou parando de vender.

Já tem um CD gravado, tem vários cordéis de sua autoria e gosta de declamar. O cordel intitulado de “A cachaça e seus efeitos, o bebo e seus defeitos”, foi um de seus cordéis mais vendidos.

Maiara Alves

Fonte:

Entrevista com Mestre Clebio feita por Maiara Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *