O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 02/12/2016

Marlon Barros

O trombonista se destaca entre os músicos que tocam o instrumento. Integra a Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra de Câmara de João Pessoa e Quarteto de Trombones da Paraíba.
Data de publicação: dezembro 2, 2016

Naturalidade: Timbaúba – PE / Radicado em João Pessoa – PB

Nascimento: 8 de dezembro de 1991

Formação: Licenciatura em Música com Práticas Interpretativas em Trombone (2013) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduação em Educação Musical (2014) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Bacharelado em Música com Práticas Interpretativas em Trombone (2016) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Atividade artístico-cultural: Trombonista

Atividade exercício-profissional: Professor de trombone

Facebook: https://www.facebook.com/marlon.barros.7

Prêmios: 2º Colocado no Concurso Jovem Solista do Festival Brasileiro de Trombones de Tatuí, São Paulo (2012); Vencedor do II Concurso de Jovens Solistas da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) em Vitória, Espírito Santo (2013); Vencedor do V Concurso de Jovens Solistas da Associação Brasileira de Trombonistas em Manaus, no Amazonas (2016).

Marlon Barros de Lima se encantou pelo universo musical ainda na infância, quando morava na cidade pernambucana de Condado. Com apenas 9 anos de idade, ingressou na Escola de Música da Filarmônica 28 de Junho, com os professores Diógenes Oliveira, Carlos Alberto e Sérgio André. Começou tocando trompa, e aos 13 anos passou a ter aulas de trombone. Dominar o instrumento que se tornaria sua paixão foi bastante desafiador para o artista naquela época da vida.

Em 2005, começou a estudar trombone na Escola de Música de Caaporã, na Paraíba, com o professor Adnilton França. No ano de 2007, ingressou no Curso de Extensão da UFPB, na classe do professor e trombonista Radegundis Feitosa, e já em 2009 estava fazendo sua licenciatura em Música, em João Pessoa.

Participou de vários festivais, entre eles o curso “Bandas de Pernambuco”, realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música de Paudalho, nos anos de 2007, 2008 e 2010; do Encontro Regional de Trombonistas em Recife, em 2006, 2007, 2008 e 2012; da Semana da Música de 2011 promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); da 16ª, 17º e 18ª edições do Festival Brasileiro de Trombonistas (ABT), realizados em Brasília (2010), Natal (2011) e na cidade paulista de Tatuí (2012), respectivamente; além do 8º Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), em 2013.

O músico integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música na temporada de 2009, o Quinteto Brassil, em 2011, como substituto e ainda foi monitor da classe de trombone da UFPB no ano de 2010, orientado pelos professores Radegundis Feitosa e Sandoval Moreno.

Participou de classes de trombone com os professores Alexandre Magno, Gilvando Pereira, Gilberto Cabral, Renato Farias e João Luiz Areias. Além de ter estudado com Raul de Souza (Brasil/França), Don Lucas (EUA), Dirk Amrein (Alemanha), Nathaniel Brickens (EUA), Brad Kerns (EUA), James Lebens (Canadá), Frank Jardilino (Brasil/Itália), Jacques Mauger (França), Pablo Fenoglio (Argentina), Pétur Eirikisson (Islândia), entre outros.

Marlon Barros integrou a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, como chefe de naipe; o Sexteto PB Brass (UFPB); o grupo Paraibones (UFPB) e a Banda Sinfônica José Siqueira (UFPB), como trombonista e bombardinista.

Exerceu a função de professor de trombone e metais no Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (PRIMA); da Escola de Música Antenor Navarro; no Curso de Extensão em Música do Departamento de Música da UFPB e na Escola de Música Pedro Timóteo da Filarmônica 28 de Junho, em Condado, Pernambuco.

Atua como músico substituto e convidado na Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), na Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e no Quarteto de Trombones da Paraíba. É professor de trombone e metais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), além de membro da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) e da Associação de Trombonistas da Paraíba.

Fontes:

http://campinafm.com.br/portal/orquestra-sinfonica-jovem-estreia-temporada-2013/

http://www.paraiba.pb.gov.br/65545/orquestra-sinfonica-jovem-estreia-temporada-2013-no-teatro-de-arena.html

https://www.facebook.com/marlon.barros.7/about?section=overview&pnref=about

http://www.escavador.com/pessoas/5292233

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20130312140030&cat=cultura&k

Inventário/Entrevista/Paraíba/Criativa/Marlon/Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *